Visando melhorar o acesso da população à parte alta do bairro Pedreira, a Prefeitura de Itabira iniciou no mês de março, obras de pavimentação da via que liga o bairro à rodovia MG-434, no trecho conhecido como Corta Madeira. Os trabalhos seguem intensos e devem ser concluídos em até dois meses.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
O prefeito Ronaldo Magalhães esteve no local e ressaltou que o principal objetivo da obra é proporcionar mais conforto aos moradores da parte alta do Pedreira, que impossibilita o acesso de automóveis e ônibus. “Esse bairro existe há mais de 50 anos e tive a oportunidade, no passado, de implantar o ensino médio e o PSF (Programa de Saúde da Família), urbanizamos ruas e fizemos redes de esgoto. Fico feliz porque agora tenho novamente a oportunidade de trazer benfeitorias para essa comunidade”.
Ainda segundo Ronaldo Magalhães, “a obra está avançada e acredito que dentro de 60 dias será finalizada. Portanto, as pessoas não terão mais que subir toda essa via a pé, elas serão atendidas pelo transporte público”.
Para Isaías Flávio, produtor rural, a pavimentação das vias contribuirá para a economia local. “Há anos falam em fazer essas ruas e, graças a Deus, chegou o dia. Estou na roça, fazendo a terra produzir para mim e outros mais. É um ganho para o meu trabalho também. Estamos muito felizes e só temos a agradecer”, declarou.
Já o pedreiro Elson Gonçalves da Conceição Santos esperava o asfaltamento desde sua mudança para o bairro. “Tem quatro anos que moramos aqui e esperamos esta obra. Estamos muito satisfeitos com a força dada à nossa comunidade e, com certeza, isso vai mudar a vida de muita gente”.
Água
A Prefeitura está solucionando também outro problema da parte alta do bairro Pedreira: a constante falta d’água. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira executa a construção de um quilômetro de rede de água, que irá melhorar o abastecimento.
De acordo com Ronaldo Lott, “existe uma tubulação, mas ao longo do tempo os moradores fizeram ligações domiciliares de forma não planejada. Com isso, a pressão da água não é suficiente para encher o reservatório e abastecer todos os moradores. Com o investimento do Saae, a água chegará ao reservatório e terá pressão para resolver o problema”, explicou o secretário.
Segundo Leonardo Ferreira Lopes, diretor-presidente do Saae, a implantação da nova rede de água é prioridade, será concluída ainda este mês e solucionará definitivamente a questão. “O esforço do Saae representa o comprometimento, carinho e compromisso do prefeito Ronaldo com Itabira. Esse arruamento, aliado à distribuição de água justa e perfeita, proporcionará desenvolvimento e dignidade àquela comunidade”, garantiu o diretor-presidente da autarquia.