Rádio Itatiaia
Dados do relatório da segurança pública obtidos em primeira mão pela reportagem da Rádio Itatiaia apontam redução em onze de 12 crimes analisados no primeiro trimestre deste ano em Minas Gerais, na comparação com o mesmo período de 2018. [pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Conforme o relatório, as quedas mais significativas foram registradas nos crimes de extorsão mediante sequestro: 37,5%; estupro: 35% e roubo: 31%. Também houve redução no índice de homicídios: foram 860 nos três primeiros meses de 2018; neste ano foram 721, queda de 16%. O único dado a apresentar aumento em relação ao ano passado é o de lesão corporal, que aumentou 0,25%.
Apesar dos números positivos, a sensação de insegurança faz parte da rotina da sociedade, especialmente nos grandes centros, como Belo Horizonte. Nessa segunda-feira (08/04), por exemplo, imagens com criminosos armados em um baile funk no Aglomerado da Serra, Região Centro-Sul de BH, causaram perplexidade já que um bandido portava um fuzil de guerra.
Sobre os dados positivos, o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Wagner Pinto, destaca a integração entre as forças militar e civil. Já o general da reserva Mário Araújo, secretário de Segurança Pública, destaca o sistema de bases comunitárias da PM.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública vai incluir, nos próximos relatórios, outros seis tipos de roubo: cargas; estabelecimento comercial; residência; pedestre; transporte coletivo e veículos.
Confira os dados: