O prefeito Ronaldo Magalhães disse que a aquisição do utilitário atende a um pedido das pessoas com mobilidade reduzida e da Associação Ocupacional e Assistencial dos Deficientes de Itabira (Aoadi).
Há 30 dias, outra van adaptada foi entregue à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para qualificar o atendimento a essa parcela da população. “Eu acredito que com essas duas vans atenderemos melhor às pessoas que delas precisam. É uma preocupação de nosso governo atender àqueles que mais precisam, na saúde, na educação, na assistência social”, pontuou.
O serviço instituído há quatro anos opera hoje 22 atendimentos diários. De suas casas, os usuários do serviço são transportados para demandas cotidianas: tratamentos de saúde, trabalho, aulas, etc. Atualmente constam 47 pessoas cadastradas no Porta a Porta, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).
Para Maria Marli de Oliveira Martins Rosa, titular da SMAS, Itabira avança no segmento, sendo que uma pequena parcela de municípios brasileiros dispõe de equipamentos e infraestrutura pública para garantia de acessibilidade. “Estamos promovendo equidade e justiça social”, resumiu.
Usuário do serviço, Luciano Gualberto, 41 anos, agradeceu ao governo municipal pela benfeitoria e aprovou o veículo adaptado, capaz de comportar até 16 pessoas. “Por falta da adaptação, muitos cadeirantes deixavam no dia a dia de utilizar inclusive a cadeira motorizada, que ocupava mais espaço, para utilizar uma manual para acesso ao transporte, tendo menos autonomia e conforto”, contou o morador do bairro São Francisco.
O atendimento do Porta a Porta é gratuito e circula sob demanda até as 23 horas. Um agendamento prévio, contudo, deve ser feito pelo usuário.
O cadastro para acesso ao serviço deve ser feito na Secretaria-Executiva dos Conselhos, localizada na SMAS – avenida Carlos de Paula Andrade, 135, Centro -, das 12h às 18h. Para outras informações, o telefone da seção é o (31) 3839-2478.