Rádio Itatiaia
Uma proposta, que tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), quer acabar com os radares móveis nas rodovias mineiras. Autor da projeto de lei, o deputado Bartô (Novo) destaca que a medida tem o objetivo de acabar com a finalidade arrecadatória da fiscalização.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
“A ideia de fazer esse projeto surgiu porque todos nós, cidadãos, nos sentimos surrupiados por esses radares. Todo mundo fica revoltado porque eles não põem os radares nos lugares mais perigosos, eles põem nos lugares onde, normalmente, os motoristas correm mais, porque é mais tranquilo, justamente para fazer a indústria da multa girar”, critica.
Bartô tem expectativa de que a medida seja aprovada nos próximos dias. Uma enquete foi feita na ALMG para avaliar o projeto. De acordo com o parlamentar, 70% dos deputados foram favoráveis à extinção dos radares móveis.
“Os 30% que são contra eles acham que assim previnem mais morte, só que a lei federal mesmo diz que é para educar o povo. Quando você tira os radares móveis, você começa a dar mais ênfase aos radares fixos. E aí eles vão ser mais estudados para serem colocados nos pontos onde há mais taxa de mortalidade. Aí sim vamos prevenir os acidentes e não utilizar os radares como força de arrecadação”, completa.