O valor total do contrato é de R$ 95.499,72. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT), a empresa contratada executará revisão e manutenção de toda a estrutura, telhado, instalações elétricas e hidráulicas, pintura interna e externa e instalação de sistema de combate a incêndio. Inaugurado em março de 2003, esta é a primeira reforma no prédio.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos Alves Santos, a restauração e manutenção do Museu do Tropeiro é necessária, pois há várias partes do imóvel que estão muito desgastadas pela ação do tempo.
“Preservar os espaços antigos do nosso município é proteger a nossa identidade e significa dar a eles a manutenção adequada e modernizar suas estruturas. É necessário proteger e revitalizar o prédio que abriga o Museu porque é um espaço vulnerável pela própria constituição e que contém material altamente suscetível a ser consumido em um incêndio”, explicou Don Carlos.
Ainda de acordo com o secretário municipal, com o prédio reestruturado a gestão pública tem mais tranquilidade para receber os turistas e manter a beleza e o acervo histórico com qualidade e segurança. “Além da reforma, estamos trabalhando para aumentar os acervos e atrativos, de maneira a manter, e até mesmo aumentar, as visitações. Vamos conectar o Museu na cultura material e imaterial de Itabira, oferecendo oficinas de viola na roça, artesanatos como souvenir e muitas outras manifestações culturais”, declarou.