Cruzeiro sofreu a primeira derrota na temporada ao estrear no Campeonato Brasileiro com derrota para o Flamengo, no Maracanã. Jogando de forma muito recuada, o time celeste perdeu por 3 a 1, após ter aberto o placar no primeiro tempo, sem conseguir parar o talento de Bruno Henrique, principal nome da partida.
O Cruzeiro teve muita dificuldade nos primeiros minutos de jogo, com o Flamengo constantemente pressionando no ataque, que tinha, além de Gabigol e Bruno Henrique, o uruguaio Arrascaeta, em sua primeira partida contra o ex-clube.
Visivelmente numa posição mais defensiva, buscando anular o poder ofensivo do Flamengo, o Cruzeiro apostou nos contra-ataques rápidos, com Pedro Rocha tentando entrar na área adversária em jogadas individuais.
Apesar do maior volume do time carioca, foram poucas as chances reais de fazer gol. Mérito da defesa cruzeirense, mas também explicado pelos problemas de posicionamento do ataque do Flamengo, com Bruno Henrique mais isolado na frente e Arrascaeta e Gabigol muito abertos.
Aos 39 minutos, o Cruzeiro abriu o placar com Pedro Rocha, que recebeu lançamento e, ao seu estilo, entrou na área e chutou para gol. O time celeste mal teve tempo de comemorar: um minuto depois, veio o empate, numa falha dos zagueiros e do goleiro Fábio, em que Bruno Henrique venceu no alto e arrematou para as redes.
O Flamengo voltou para o segundo tempo em cima do Cruzeiro, fazendo uma blitz na área do time azul e quase chegou ao segundo gol, com Gabigol, após escanteio cobrado por Arrascaeta, em que Rodrigo Caio tocou de cabeça, Fred não conseguiu tirar e o atacante flamenguista bateu forte nas redes, pelo lado de fora.
Fazendo valer o “Manobol”, o Cruzeiro manteve a postura de fechar-se na defesa e de partir em contra-ataque, ora com Pedro Rocha, ora com Marquinhos Gabriel, que, diferentemente da Copa Libertadores, está jogando pela direita. Rocha cai mais pela esquerda.
Aos 21 minutos, o Flamengo marcou outra vez. E novamente com Bruno Henrique. O volante Arão, que apareceu muito no ataque, tabelou com Gabigol e cruzou para o atacante novamente marcar. A bola ainda bateu em Dedé e tirou Fábio do lance. É o 11º gol de Bruno após 17 jogos no Flamengo.
O Cruzeiro sentiu o gol e pouco apareceu no ataque depois do gol. O Flamengo continuou no ataque, em sofrer perigo na defesa. Em nova jogada de perigo nos pés de Bruno Henrique, Murilo levou o segundo cartão amarelo e foi expulso aos 39. Cinco minutos depois, Gabigol completou a fatura, pegando o rebote de um chute de Bruno. Três a um.
Nos acréscimos, o zagueiro Juan, ex-Seleção Brasileira, entrou no lugar de Éverton Ribeiro para fazer sua despedida do futebol.
A equipe de Menezes volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro nesta quarta, às 19h15, contra o Ceará, no Mineirão.