O São Lourenço, representante de Itabira, estreou com derrota, por 1 x 0, para o Comercial Magalhães, jogo de ida do campeonato mineiro Amador 2019. O jogo foi realizado no estádio municipal Louis Ensch, em João Monlevade.
O São Lourenço demonstrou a dificuldade típica de entrosamento. Daquela equipe que foi campeã em 2018, poucos atletas ficaram. A equipe buscou vários reforços e não teve tempo hábil para o entrosamento. O jogo começou de forma bastante morna, com as duas equipes estudando o adversário, para saber onde era mais fácil jogar.
O primeiro lance aconteceu aos 11 minutos, Igor bateu de fora da área, o goleiro Dida do Comercial segurou firme. Aos 19 minutos, o São Lourenço chegou com perigo, Breninho cruzou, Nego cabeceou sobre o gol de Dida. Aos 24 minutos foi a vez do Comercial ameaçar a defensiva do São Lourenço, Luan bateu de fora da área, Francis não segurou, Eneas tirou o perigo.
A melhor chance do primeiro tempo, foi para o São Lourenço, Natan lançou para o lateral cabeça pela esquerda, o lateral fez o cruzamento, Nego chegou sozinho, mas bateu para fora. Fim de primeiro tempo, Comercial 0 x 0 São Lourenço.
No segundo tempo
O Comercial voltou mais disposto, com isso o jogo ficou mais corrido e emocionante. Logo aos 5 minutos o Comercial abriu o placar. Pedro Francisco recebeu o lançamento pela direita, livrou do lateral e bateu para Alan, o atacante não vacilou e tocou para os fundos das redes, fazendo 1 x 0 Comercial.
O gol deu nova dinâmica ao jogo, o São Lourenço começou a pressionar o adversário, aos 10 minutos Jefinho recebeu de Elvin, mas chutou sem direção. Aos 12 minutos, Alan quase faz o segundo do comercial, na batida da intermediária, Francis não segurou, a zaga tirou. Aos 27 minutos outra chance perdida pelo Comercial, Alan que levava mais perigo, acabou acertando a trave do goleiro Francis.
Aos 45 minutos, o Comercial teve a chance mais clara do segundo tempo, Carlos Augusto colocou Pedrinho na cara do gol, o atacante bateu no ângulo, Francis fez uma defesa espetacular, jogando a bola a escanteio.
Nos acréscimos os jogadores do São Lourenço reclamaram muito do lance, Igor cobrou falta da direita, a bola foi lançada na área do Comercial, Pablo subiu e cabeceou para o fundo das redes, o auxiliar levantou a bandeira marcando impedimento, que não houve. Fim de jogo, Comercial 1 x 0 São Lourenço. A equipe do Comercial joga pelo empate, no próximo domingo em Itabira.