A Prefeitura de Itabira promove a partir deste sábado (04/05) a Semana da Abolição da Escravatura. A agenda inclui debates, rodas de conversa, exibição de filmes e outras intervenções em escolas da cidade, Parlamento Jovem (Câmara Municipal) e comunidades quilombolas estabelecidas nas localidades de Morro Santo Antônio, Gomes, Pari e Jacutinga. A participação é gratuita e aberta a todo público.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Lena Primo, diretora de Promoção Para Igualdade Racial, destaca que o objetivo da Semana “é a afirmação da história e identidade negra brasileira, conscientização e prevenção da violação de direitos”.
Seção ligada à Secretaria Municipal de Governo (SMG), a Diretoria Para Promoção da Igualdade Racial atua ao longo de todo o ano com a temática, a exemplo do programa Educando Itabira sem Racismo, que promove atividades de informação e conscientização em escolas locais.
Neste ano, a Diretoria conquistou um veículo próprio para assistência às comunidades quilombolas. Também, restaurou o monumento de Zumbi dos Palmares localizado próximo à Praça Acrísio Alvarenga, no Centro. “Zumbi tem uma representatividade ímpar para todos nós, sobretudo ao movimento negro”, ressalta Lena. A recuperação ocorreu no mês de abril, com recursos da Prefeitura.
A entrega dos dois feitos ocorrerá no âmbito da programação.
Confira a agenda da Semana da Abolição da Escravatura:
04 a 13/05
Programa Educando Itabira Sem Racismo
Parlamento Jovem (Escola do Legislativo)
04/05
Palestras e projeto “Maré Verde”
Local: Morro Santo Antônio
Horário: 7h
05/05
Dia da Beleza
Local: Comunidade Gomes /Pari/Jacutinga
Horário: 7h
06/05 a 10/05
Palestras do Programa Educando Itabira Sem Racismo
Local: escolas itabiranas
13/05
Dia da Abolição da Escravatura; solenidade de entrega de veículo ao Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial e Diretoria Para Promoção da Igualdade Racial; entrega da restauração da estátua de Zumbi dos Palmares.
Local: Praça Zumbi dos Palmares (em frente ao Bretas)
Horário: 9h30