Até a sexta-feira (03/05), o índice era de apenas 25%. A meta do Ministério da Saúde é imunizar, pelo menos, 90% da população elegível. No município, o objetivo é vacinar 29.812 pessoas. Nesta campanha contra a Influenza, além dos indivíduos com 60 anos ou mais de idade, estão sendo vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, presidiários e funcionários do sistema prisional.
A campanha continua até o dia 31/05 nas UBS que possuem sala de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Para receber as doses da vacina, é necessário apresentar o Cartão de Vacinação. A superintendente de Vigilância em Saúde, Thereza Cristina Oliveira Andrade Horta alerta que o vírus Influenza não é como outros que causam gripe ao longo do ano. “Ele é mais grave e pode causar complicações como a pneumonia, por exemplo, e que podem levar a óbito. Por isso, a vacinação é imprescindível”, disse.
Dia D
No sábado (04/05), Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, todas as unidades de saúde do município que possuem sala de vacinação estavam abertas, das 8h às 17h. No mesmo dia, em uma ação de controle e combate ao câncer de boca, as equipes da Saúde Bucal também fizeram plantão para avaliar idosos e fumantes.
Para a diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Natália Franco Barbosa de Andrade, o envolvimento das equipes da Atenção Primária foi um dos motivos do sucesso do Dia D. “Gostaria de enaltecer a parceria, envolvimento, criatividade e dedicação das equipes da Atenção Primária. As decorações dos postos de saúde e atividades paralelas para atrair o público, principalmente as crianças, partiu de algumas dessas equipes”, ressaltou.