A mineradora Vale S/A realizará, nesta terça-feira, dia 7, entre 10h e 11h, o teste das sirenes do sistema de emergência da represa Santana, localizada na divisa dos municípios de Itabira e Santa Maria de Itabira.[pro_ad_display_adzone id=”44899″ align=”right”]
Os testes serão realizados nas sirenes denominadas San2 e San3, em Santa Maria de Itabira podendo ser ouvido nas comunidades rurais no entorno e abaixo da represa, como por exemplo: Gaspar, Flor do Vale, Cordeiro, Morro Santo Antônio.
Esta é uma ação preventiva para verificação do funcionamento dos equipamentos. Desta forma, ao ouvir a sinal, não é necessária nenhuma ação por parte dos moradores ou das comunidades, que devem seguir suas atividades normalmente.
O teste de sirenes é uma atividade necessária para efetividade do Plano de Ação de Emergência de Barragem – PAEBM. A fim de proporcionar tranquilidade para a população, o alerta sonoro não terá mensagem de voz. O teste será realizado apenas com uma música.
A comunidade de Santa Maria de Itabira recebeu informações pela distribuição de Vale Informa, porta a porta. Em ofício enviado à Prefeitura de Itabira e Santa maria de Itabira, contendo todas as informações, a Vale ainda reforçou que todos os controles e monitoramentos realizados nas barragens apontam para a normalidade das estruturas.