A 17ª Semana Nacional de Museus, comemorada em todo o Brasil entre os dias 13 e 19 de maio, contará com uma programação especial em Itabira. A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira (13/05), às 9 horas, na praça Pingo D’Água (mais conhecida com praça do Bretas, na avenida das Rosas), durante a solenidade de entrega da restauração da estátua de Zumbi dos Palmares.
Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a temporada cultural é uma homenagem ao Dia Internacional de Museus (18/05). Nesta edição, 1.114 instituições de cultura do país, entre elas o Museu de Itabira, oferecem ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, oficinas, exibição de filmes e apresentações culturais.
O tema da 17ª edição é Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições, que propõe um debate sobre o papel dos museus como centros produtores e receptores de práticas, costumes e pensamentos da cultura brasileira. Com atividades gratuitas, Itabira disponibiliza ao público uma ação educativa, exposição, palestra e roda cultural com a participação dos grupos tradições da cultura itabirana: Drummonzinhos, Estaladores de Chicote, Lavadeiras e Trem de Minas, além do artesanato local.
Confira a programação:
13 de maio
9h – Abertura – Monumento Zumbi dos Palmares, ícone da resistência negra à escravidão, é restaurado e compõe novamente os ares culturais de Itabira neste 13 de maio quando se comemora a abolição da escravidão no Brasil.
14 de maio
10h – Palestra: Introdução ao Patrimônio Cultural, da arquiteta e urbanista Patrícia de Castro Ferreira.
15 e 16 de maio
10h – Ação educativa – O Museu de Itabira propõe uma ação de educação que aborda a importância da preservação do patrimônio da cidade, direcionada a crianças de 8 a 10 anos de idade.
17 de maio
19h – Exposição: Tradição e Afetividade: O Museu do tropeiro em Itabira. Pela primeira vez o Museu do Tropeiro torna sua exposição itinerante e apresenta seu acervo no Museu de Itabira.
Roda Cultural: apresentação dos Drummonzinhos, Estaladores de Chicote, Lavadeiras de Ipoema, Trem de Minas, artesanato local.
18 de maio
15h – Cinema no Museu: convite à reflexão sobre a preservação do patrimônio e os reflexos das tradições em nossas vidas. Exibição do filme Tapete Vermelho (censura: 10 anos).
19 de maio
10h – Cinema no Museu: exibição do filme Tapete Vermelho (censura: 10 anos).