A forte chuva que atingiu Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira (15/05), já causa estragos na região de Venda Nova, onde carros são arrastados por uma forte enxurrada na avenida Vilarinho. Até o momento não há informação de vítimas, segundo o Corpo de Bombeiros, que já atua no local. O trânsito está completamente parado e os motoristas devem evitar a região.
No momento, vários agentes da Defesa Civil, Guarda Municipal e BHTrans estão trabalhando no fechamento preventivo das vias e orientando a população que passa pelo local. Pouco antes das 15h, a Defesa Civil da capital mineira divulgou um alerta para o risco de transbordamento do córrego Vilarinho.
Para isso, o órgão alertou para que fossem evitadas as avenidas Maria Vieira Barbosa, Elias Antônio Issa e Vilarinho e ruas República Tcheca e Padre Pedro Pinto entre o cruzamento com a avenida Elias Antônio Issa e rua das Missões.
Os motorista também devem evitar trafegar nas ruas Maria Helena Felipe, Antuérpia, Alfredo S. Neves, Seis, Hyldeu S. Figueiredo e Padre Pedro Pinto com a Vilarinho. Também há interdições na avenida Vilarinho no trecho entre os cruzamentos com ruas das Melancias, dos Mamoeiros, dos Melões, das Macieiras, dos Marmelos, dos Cajueiros e Malibu.
Por volta das 15h30, segundo a BHTrans, o nível de água baixou na avenida Vilarinho e os ônibus do transporte públicao voltaram a operar normalmente nas estações na região.
Já às 16h, a Defesa Civil informou que as vias no entorno da avenida foram liberadas, entretanto, equipes permanecem no local, uma vez que existe a possibilidade de novas chuvas e a interdição pode se fazer necessária novamente.
Em pouco mais de 1h, choveu mais que o dobro do esperado para o mês
Ainda de acordo com a Defesa Civil de BH, em um intervalo de apenas 1h20 a região de Venda Nova registrou um volume de chuva de 53,2 mm, mais que o dobro do aguardado para todo o mês de maio. A média esperada para o mês, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de 28,1 mm.
Confira a quantidade de precipitação nas demais regionais da capital:
Barreiro – 2,6
Centro Sul – 0,4
Leste – 9,0
Nordeste – 47,2
Noroeste – 2,0
Norte – 42,0
Oeste – 0,8
Pampulha – 24,8
Venda Nova – 53,2