A Prefeitura recebeu na sexta-feira (24/05) a primeira remessa do anel hidráulico. O material, cerca de 255 tubos ou 1.530 metros, ficará estocado no estacionamento do Valeriodoce Esporte Clube, no bairro Campestre.
Para viabilizar o empreendimento, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira investiu aproximadamente R$ 3,4 milhões e adquiriu, por meio de licitação, mais de seis mil metros do material, o que corresponde a 1.020 tubos de ferro fundido de 400 milímetros. As próximas entregas, de acordo com informações da autarquia, acontecerão nos dias 16 de junho e julho respectivamente e, a última, no dia 15 de agosto.
Obra
O anel hidráulico compreende a construção de seis quilômetros de rede, ao longo da Estrada 105, para interligar os sistemas Gatos, Pureza, Três Fontes, Areão e Rio de Peixe. Na prática, segundo Leonardo Ferreira Lopes, diretor-presidente do Saae, o anel ligará o novo reservatório construído no bairro Campestre à adutora do Areão, já conectada aos reservatórios dos bairros Juca Batista e Fênix. “As principais vantagens do anel hidráulico, além de unificar o abastecimento, é distribuir a água de maneira justa e perfeita entre todos os itabiranos e, também, facilitar a gestão do Saae, permitindo um balanço hídrico ideal”.
Para executar esta obra, atualmente em processo de licitação, será necessário investir cerca de R$ 2,8 milhões dos cofres públicos.