A contratação de trabalhadores de outras cidades por empresas terceirizadas pela Vale tem irritado o Presidente do Metabase Itabira, André Viana. De acordo com ele, a agência do Sistema Nacional de Emprego – Sine, está “para inglês ver”. “Muitas empresas contratam itabiranos para serviços temporários, mas na hora da contratação definitiva, são os trabalhadores de fora que são chamados. Recebo todos os dias denúncias absurdas de empresas que não tem, no meu entendimento, o mínimo de respeito com os Itabiranos, com a nossa cidade.
A última denúncia foi a empresa USIMINAS. Averiguarei pessoalmente…” Ainda de acordo com André, a empresa disponibiliza vagas no SINE apenas para entrevistas: “…põe o Itabirano na fila como otário, mas na hora da admissão são trabalhadores de outras cidades. No local do exame médico foram vistos carros de outras cidades incluindo Ipatinga e Coronel Fabriciano. Até quando as gestoras de contratos como a Vale vão aceitar este tipo de safadeza em Itabira? Até caminhão de fora para trabalhar aqui trazem. Além de virem explorar o potencial da nossa cidade, não respeitam nosso povo. Isso tem de acabar e vai acabar”, desabafou o sindicalista.
André Viana, que também é vereador, disse que vai provocar uma discussão sobre essas admissões com os todos as instituições do município: “vou levar este assunto à Prefeitura, Câmara, Acita, CDL, sindicatos e principalmente às empresas denunciadas. Chega de covardia e desrespeito ao povo Itabirano. Pedimos respeito e isso é só começo…” Concluiu.