Os itabiranos que ainda não se vacinaram contra a gripe poderão se imunizar à partir desta terça-feira (4). Por determinação do Ministério da Saúde, foram liberadas doses da vacina para pessoas que não estão incluídas nos grupos considerados prioritários, como crianças e idosos. Em Minas Gerais, que registrou cinco mortes pelo vírus Influenza A (H1N1) até o momento, mais de 4 mil postos do Sistema Único de Saúde (SUS) oferecerão as vacinas. Em Itabira o movimento especial de vacinação acontecerá somente na Policlínica, no bairro Esplanada da Estação.
A campanha de combate ao vírus da gripe começou no último dia 10 com atenção especial para vacinar os grupos prioritários, como crianças, gestantes, idosos, indígenas e população privada de liberdade.
Até o próximo dia 7 de junho, pessoas não incluídas nos grupos prioritários também poderão se vacinar. Em Minas, a cobertura vacinal chegou a 86,7%, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em Itabira, mostram que, até o momento, 13.032 doses foram aplicadas, o equivalente a 43,71% da cobertura vacinal dos grupos de risco. No município, o objetivo é vacinar 29.812 pessoas.
Neste ano, Minas Gerais registrou 56 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus da gripe (Influenza). Quatro pessoas não resistiram e morreram, segundo a SES-MG. Foram três óbitos em Belo Horizonte, um em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e outro em Andrelândia, no Sul do Estado.