As defesas civis Estadual e Municipal, a Prefeitura de Itabira e a Vale irão realizar no dia 6 de julho, às 15 horas, simulado de emergência de seis barragens da empresa na cidade.
A atividade preventiva envolverá aproximadamente 10% da população do município – cerca de 12 mil pessoas, localizadas em mais de cinco mil imóveis de 11 bairros. Essas áreas estão nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) das barragens Itabiruçu, Conceição, Rio de Peixe, Sistema Pontal e Cambucal l e ll.
No dia do simulado, a população deverá se dirigir para um dos 93 pontos de encontro que serão montados em áreas seguras, fora da ZAS. Cerca de 2.500 pessoas estarão envolvidas na organização e condução do treinamento.
Importante lembrar que ZAS é a região à jusante da barragem, cuja distância pode ser considerada em cerca de 10km ou o tempo de chegada da onda, no caso de rompimento, for de 30 minutos.
Como as Zonas de Autossalvamento (ZAS) das barragens Santana, Piabas, Cemig l e ll e Quinzinho estão localizadas no município de Santa Maria de Itabira, o simulado para esta população será realizado posteriormente em data a ser definida.
O simulado integra o Plano de Contingência e Evacuação de Itabira, elaborado por uma equipe multidisciplinar formada por representantes das defesas civis Estadual e Municipal, Prefeitura de Itabira, Vale, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Ministério Público de Itabira.
Preparação para o simulado
O simulado ocorrerá no sábado, dia 6 de julho, às 15 horas. Reuniões prévias com as comunidades das ZAS ocorrerão no período da manhã, em locais a serem definidos e divulgados na semana do treinamento.
Nos meses de fevereiro a abril, cerca de 130 profissionais contratados pela Vale percorreram aproximadamente 5.200 imóveis para orientar os moradores de Itabira das Zonas de Autossalvamento (ZAS) sobre procedimentos de segurança a serem seguidos no caso de rompimento de barragem. Também foram distribuídos mapas da região com indicação das rotas de fuga e dos pontos de encontro. Ressalta-se que o exercício simulado é uma atividade preventiva, prevista no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM,) e visa consolidar a cultura de prontidão de emergência da população.
A Vale, em parceria com a Defesa Civil, está realizando, ainda, visitas aos imóveis para atualização das informações da população da ZAS, como número de moradores, idade, necessidades especiais, além do registro de animais domésticos. Essas informações apoiarão no planejamento da infraestrutura e dos recursos necessários para eventuais evacuações.