Subiu para 74 os mortos por dengue em Minas Gerais neste ano. O balanço com o número atualizado da doença revela que houve a confirmação de 11 óbitos nas últimas duas semanas. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que informou em nota que “os óbitos em questão foram notificados ao longo de 2019 e não são, necessariamente, óbitos recentes”.
Conforme o balanço divulgado nesta terça-feira (11/06), a cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, lidera o ranking de mortos com 14 vítimas. Belo Horizonte e Betim aparecem em seguida, com 12 mortes cada. Além desses três municípios, outros 24 também registraram óbitos pela doença.
A Secretaria de Saúde também foi notificada de outras 147 mortes em decorrência de dengue, mas aguarda exames laboratoriais para confirmar ou descartar a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti como a causa do óbito.
Vítimas
Desde janeiro, conforme o levantamento da SES, o Estado registrou 399.522 casos prováveis de dengue. O número inclui os casos confirmados e aqueles que ainda estão sendo investigados.
Alerta
De acordo com a SES-MG, o estado está em situação de alerta para aumento no número de casos das doenças transmitidas pelo Aedes. Em relação à Febre Chikungunya, Minas Gerais registrou 2.322 casos prováveis em 2019, sem óbitos confirmados.
Já em relação à Zika, foram registrados 1.145 casos prováveis da doença em 2019, até a data de atualização do boletim.