Classificado para as quartas de final da Copa do Brasil e com a segunda melhor campanha da fase de grupos da Libertadores, o Cruzeiro ainda está muito longe de ser protagonista no Campeonato Brasileiro. Prova disso é o desempenho do time celeste como visitante na competição. São três derrotas e apenas um empate longe de Belo Horizonte. Com apenas um ponto, a Raposa tem o pior desempenho ao lado de Vasco e CSA. Contudo, os jogadores prometem mudar essa realidade a partir desta quarta-feira (12/06), contra o Fortaleza , às 21 horas, no Castelão, pela nona rodada do Brasileirão.
Acompanhe, a partir das 20h, a Jornada Esportiva da Itatiaia, com o 1º Time do Rádio. Narração de Alberto Rodrigues, comentários de Léo Figueiredo e reportagens de Samuel Venâncio e Álvaro Damião. A ancoragem será de Bruno Azevedo.
Além do desempenho ruim como visitante, o Cruzeiro vive o pior momento na atual temporada. São oito partidas sem vencer, sendo cinco pelo Brasileirão (duas pela Copa do Brasil e uma pela Libertadores).O último triunfo ocorreu há mais de um mês, no dia 5 de maio, quando venceu o Goiás por 2 a 1, no Mineirão.
Apesar do momento ruim, na Copa do Brasil e na Libertadores o time conseguiu se manter inabalável e seguiu adiante, mas o mau desempenho no Brasileirão deixou a equipe com apenas oito pontos em oito rodadas e uma 14ª posição que não pode ser considerada nada satisfatória para quem ainda sonha com o título.
O zagueiro Dedé, no entanto, faz uma leitura otimista do momento e procura analisar as atuações do time sob outro aspecto. “Os últimos jogos, apesar dos empates, foram muito bons. Contra o São Paulo, mostramos um jogo diferente, em que poderíamos ter saído com a vitória. Por detalhes não saímos. Contra o Corinthians, o próprio goleiro deles foi o destaque do jogo. Contra o Fluminense, um torneio diferente (Copa do Brasil), ainda mais que tomamos um gol antes, foi um jogo mais exposto”, explicou o camisa 26.
Para retomar o caminho das vitórias no Castelão, o defensor aposta na experiência do elenco diante de um adversário forte dentro de seus domínios. “Teremos que lidar com isso, jogar com essa pressão, mas nosso time é maduro e vai saber jogar contra isso”, apontou Dedé, após o último treino da equipe mineira, no CT do Floresta, na capital cearense.
Além dos comandados de Rogério Ceni, o técnico cruzeirense Mano Menezes terá de lidar com muitos desfalques. Os laterais Edilson (ainda com edema na panturrilha direita)e Egídio (com dengue), o volante Lucas Silva (dores na coxa), o meia Rodriguinho (dor lombar) e o atacante Fred (edema na coxa) estão de fora e sequer viajaram ao Ceará.
Fortaleza pressionado
O Fortaleza finalmente está de volta para sua casa. Após o título da Copa do Nordeste sobre o Botafogo-PB, o clube ainda fez mais três jogos consecutivos como visitante, com três derrotas para Flamengo, Athletico-PR e Grêmio, sendo que o jogo na Arena da Baixada foi pela Copa do Brasil. Os resultados colocaram o time dirigido por Rogério Ceni na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro precisando vencer o Cruzeiro.
A partida deve ter uma mistura de festa da torcida com um clima de apreensão, principalmente pela necessidade de triunfo. As derrotas mantiveram o Fortaleza com sete pontos e o clube pode entrar na parada para a Copa América na zona de rebaixamento, passando os meses de junho e julho à beira da crise.
Rogério Ceni já sabe que vai ter três desfalques certos para o jogo em casa. Os atacantes Edinho e Wellington Paulista estão em processo de recuperação de lesões e estão vetados. Oswaldo foi expulso contra o Grêmio na derrota por 1 a 0 em Porto Alegre e está suspenso automaticamente.
Com as baixas, Marlon deve ganhar uma possibilidade no meio de campo, com Romarinho, Marcinho e Kieza mais avançados. Felipe Alves deve ser mantido no gol.
Fortaleza x Cruzeiro
Fortaleza: Felipe Alves; Gabriel Dias, Quintero, Nathan e Carlinhos; Felipe e Juninho; Marlon, Romarinho e Marcinho; Kieza. Técnico: Rogério Ceni
Cruzeiro: Fábio; Lucas Romero, Léo, Dedé e Dodô; Henrique, Ariel Cabral, Robinho, Thiago Neves e Pedro Rocha; Sassá. Técnico: Mano Menezes
Motivo: 9ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 12 de junho de 2019, quarta-feira, às 21h
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Auxiliares: Alex dos Santos (SC) e Eder Alexandre (SC)
VAR: Rafael Traci (SC)