O próximo curso de formação de soldados em Minas Gerais será em 2020. A informação é do comandante-geral da PM, coronel Giovanne Gomes da Silva, ouvido pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na terça-feira (18/06), no âmbito do programa “Assembleia Fiscaliza”, que vem entrevistando representantes do governo estadual de diversas áreas.
O comandante admitiu a necessidade de recomposição do efetivo e informou que 690 concursados devem iniciar o curso de formação de soldados em fevereiro de 2020, para atender a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e outros 870 passarão por treinamento em maio de 2020, para o interior do Estado.
O coronel Giovanne concordou, ainda, com a necessidade de recomposição salarial dos militares, admitindo uma defasagem de quase 23% em termos de índices inflacionários. Mas ponderou que o Estado não tem capacidade financeira para chegar a esse valor atualmente.
Segurança nas escolas públicas
A segurança nas escolas públicas também foi destaque na sabatina da ALMG desta terça-feira.
O comandante afirmou que as viaturas que atendem as comunidades têm orientação de passar pelas escolas e que, em breve, entre os indicadores a serem avaliados, estarão visitas às diretorias dessas instituições, para que os policiais se interem dos problemas e ajudem no que for necessário.