Atendendo à solicitação do Delegado Regional de Itabira, Helton Cota Lopes, uma equipe da Vale recebeu, nas dependências da empresa, nesta quinta-feira (27/06), Policiais Civis lotados em Itabira.
No primeiro momento, no auditório na Mina da Conceição, um Engenheiro Geotécnico palestrou sobre o processo de gestão de segurança e emergência das barragens e minas de Itabira. Explicou detalhes das quinze barragens localizadas no município, todas construídas com o método à jusante.
Finalizou afirmando que todas as barragens de Itabira atualmente são seguras, sem risco de rompimento.
Em seguida, um Bombeiro Civil da referida empresa demonstrou o PAEMB (Plano de Ação de Emergência para Barragem de Mineração).
Prevendo o pior cenário possível, foi elaborado um plano de ação envolvendo funcionários da empresa e diversos órgãos públicos em uma situação de rompimento concomitante de todas as barragens de Itabira.
O Delegado Helton demonstrou à empresa como será a atuação da Polícia Civil no simulado de rompimento, que será realizado no mês de agosto na cidade de Itabira.
Após a palestra, os participantes foram até a barragem de Itabiruçu, que armazena cerca de 130 milhões de metros cúbicos de rejeitos.
No local, puderam observar as obras que são realizadas ininterruptamente com o objetivo de ampliar a segurança da barragem.