Não faltou emoção. Em um jogo tenso desde o primeiro minuto, o Brasil venceu o Paraguai por 4 a 3 na disputa de pênaltis, após um empate em 0 a 0 no tempo normal e está classificado para a semifinal da Copa América.
O goleiro Alisson, que defendeu a cobrança de Gustavo Gómez, foi o herói da vitória brasileira, na quinta-feira (27/06), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
A Seleção Brasileira agora aguarda o vencedor do duelo entre Argentina e Venezuela para saber quem será o seu adversário na próxima terça-feira (02/07), às 21h30, no Mineirão. Os dois times duelam nesta sexta-feira, às 16h, no Maracanã.
O jogo
A Seleção Brasileira iniciou o duelo com o Paraguai imprimindo muita velocidade. Logo aos três minutos, Roberto Firmino tabelou com Daniel Alves, invadiu a área, e finalizou para boa defesa de Gatito Fernández.
No lance seguinte, Everton Cebolinha recebeu de Firmino, e finalizou de fora da área, forçando nova intervê do goleiro paraguaio.
Apesar da pressão inicial, o Paraguai conseguiu diminuir a intensidade do Brasil e evitou que a equipe verde e amarela criasse chances claras de gol.
Sempre explorando os contra-ataques, o time comandado pelo técnico Eduardo Berrizo quase abriu o placar aos 28 minutos. O lateral-esquerdo Arzamendia cruzou da esquerda, Derlis González recebeu dentro da pequena área, finalizou com força, e Alisson fez grande defesa.
O Brasil só voltou a chegar perto do gol de Gatito aos 39 minutos. Filipe Luís lançou Philippe Coutinho, que invadiu a área, e chutou cruzado. O goleiro do Botafogo caiu para fazer a defesa com segurança.
Segundo tempo
A tônica do início do primeiro tempo se repetiu na etapa final da partida. No controle das principais ações ofensivas do jogo, o Brasil teve a primeira oportunidade no segundo tempo aos sete minutos. Gatito saiu jogando mal, Allan recuperou a bola, serviu Arthur, que bateu por cima do gol.
O lance mais polêmico da partida veio aos nove minutos. Firmino recebeu lançamento, invadiu a área, e na hora que ia finalizar foi derrubado por Balbuena. O árbitro chegou a marcar o pênalti em um primeiro momento, mas ao ser acionado pelo VAR, reviu o lance, marcou a infração fora da área e expulsou o defensor paraguaio.
Na cobrança da falta, Gatito fez boa defesa no arremate de Daniel Alves.
Com um jogador a mais em campo, a Seleção aumentou a pressão em cima do rival. Aos 24 minutos, Arthur arriscou de fora da área, e o goleiro do Paraguai espalmou.
Quatro minutos depois, Everton Cebolinha, melhor jogador do Brasil em campo, fez bela jogada individual pela esquerda e cruzou na cabeça de Firmino, que errou a finalização. Na sobra, Gabriel Jesus, na pequena área, finalizou para fora.
Aos 42 minutos, mais uma grande defesa de Gatito, o nome do jogo. Philippe Coutinho cruzou pela esquerda, Alex Sandro desviou de cabeça, e o goleiro paraguaio espalmou para escanteio.
Dois minutos depois, quase o gol brasileiro. Willian tabelou com Firmino, finalizou de fora da área e a bola bate na trave direita da meta paraguaia.
Aos 50 minutos, nova oportunidade clara de gol para a Seleção. Depois de chute mascado de Marquinhos, a bola sobrou para Éverton, que cortou para o meio, finalizou com força, a bola desviou na defesa e passou raspando o travessão.
No lance seguinte, Coutinho teve a última chance do tempo normal. Após bate e rebate na pequena área, o meio campo bateu com força, rente ao gol de Gatito.
Pênaltis
Logo na primeira cobrança, Alisson caiu para o lado direito e defendeu a cobrança do zagueiro Gustavo Gómez.
Na sequência, Willian bateu no canto esquerdo com categoria, deslocou Gatito e marcou o primeiro do Brasil.
Almirón, também com tranquilidade, bateu no canto direito e empatou a série.
Na segunda cobrança do Brasil, Marquinhos bateu no canto direito, o goleiro paraguio chegou a encostar na bola, mas não conseguiu fazer a defesa.
Valdez marcou o segundo gol paraguaio ao bate com força, no canto esquerdo de Alisson, que acertou o canto.
Coutinho deixou o Brasil novamente em vantagem ao acertar o canto direito, rasteiro.
Rojas manteve o Paraguai vivo na disputa ao bater no canto direito alto de Alisson, com muita força, sem chances para o goleiro brasileiro.
Roberto Firmino desperdiçou a quarta cobrança do Brasil ao bater para fora, a direita do gol defendido por Gatito.
Derlis González também bateu para fora, rasteiro, também a direita do gol.
Gabriel Jesus, com muita categoria, batei no canto direito, deslocando Gatito, para garantir o Brasil nas semifinais da Copa América.
FICHA DO JOGO
MOTIVO: Quartas de final da Copa América
LOCAL: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
ARBITRAGEM: Roberto Tobar, auxiliado por Christian Schiemann e Cláudio Rios, todos chilenos
CARTÕES AMARELOS: Piris e Arzamendia, Alonso (Paraguai); Filipe Luís e Roberto Firmino (Brasil)
CARTÃO VERMELHO: Balbuena (Paraguai)
BRASIL
Alisson; Daniel Alves (Lucas Paquetá), Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís (Alex Sandro); Allan (Willian), Arthur e Philippe Coutinho; Gabriel Jesus, Everton e Roberto Firmino
Técnico: Tite
PARAGUAI
Gatito Fernández; Piris, Gómez, Balbuena e Arzamendia (Valdez); Alonso, Sánchez (Escobar), Ortiz e Derlis Gonzalez; Almirón e Hernán Pérez (Rojas)
Técnico: Eduardo Berizzo