O Presidente da Câmara Municipal de Itabira, Vereador Heraldo Noronha (PTB), esclarece que não tem qualquer conhecimento do suposto crime de “rachadinha” ocorrido no Gabinete do Vereador Weverton Júlio de Freitas Limões “Nenzinho” (PMN), assim como, também desconhece qualquer atitude ilícita do Diretor Administrativo da Câmara Municipal, Ailton Moraes.
O Presidente entendeu por bem neste momento, exonerar o Diretor Administrativo da Câmara Municipal, Ailton Moraes e aguardar a finalização da investigação junto à Polícia Civil.
Ailton Francisco de Moraes, Diretor da Câmara Municipal de Itabira, e o Vereador Weverton Júlio de Freitas Limões “Nenzinho” (PMN), presos pela polícia civil nesta terça-feira (02), foram levados para o presídio da cidade, onde devem passar a primeira noite após o cumprimento de mandado de prisão decretado pelo judiciário.
De acordo com a polícia, Aílton e Weverton são investigados em Inquérito Policial visando apurar esquema popularmente conhecido como “rachadinha”, na medida em que obrigavam funcionários a devolver parte dos salários recebidos ao longo dos últimos anos.
Foram colhidos nos autos elementos concretos desta prática, caracterizando os tipos penais previstos nos artigos 316 (concussão) e 288 (associação criminosa).
As prisões preventivas foram deferidas judicialmente por conveniência da instrução criminal e para assegurar a garantia da ordem pública, em razão de constantes ameaças praticadas à testemunhas dos fatos por parte dos investigados.
Segundo o delegado Helton Cota, as investigações continuam com o objetivo de concluir o Inquérito Policial em andamento e eventualmente obter novas informações.
Ainda de acordo com Cota, o inquérito policial deve ser concluído dentro de dez dias