A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) divulgou nesta quarta-feira, 3 de julho, a programação oficial do 45º Festival de Inverno de Itabira (FII). O evento, que acontece entre os dias 13 e 28 deste mês, conta em sua programação com a Orquestra Opus e Sandra de Sá, Banda de Pau e Corda, Supercombo, Pé de Sonho, Grupo Girino e diversas outras atrações.
Ao todo, o evento conta com 82 atrações artístico-culturais divididas em: atrações musicais (23), oficinas (19), intervenções culturais (10), contações de histórias (8), espetáculos teatrais (5), exibições de filme (4), palestras/mesas redondas (4), lançamentos (4), exposições (3) e espetáculos de dança (2).
Para este ano, a FCCDA buscou descentralizar os palcos do Festival de Inverno, levando atrações a diversos espaços da cidade. Além de espaços tradicionais — como a sede da instituição, Casa do Brás, Casa de Drummond, Memorial Carlos Drummond de Andrade, Fazenda do Pontal e Praça do Areão —, o evento também ocupará bairros como Gabiroba, Pedreira do Instituto e Nova Vista, assim como a zona rural (Ipoema, Sapé, Serra dos Alves e outras localidade.
“Trabalhamos intensamente para montar uma programação que agrade ao público itabirano. Acredito que conseguimos! Temos atrações das mais diferentes expressões artísticas e para todos os públicos, inclusive atendendo demandas de comunidades que estão mais distantes do centro da cidade e dos Pontos de Cultura”, avaliou Martha Mousinho Gomes Barbosa, superintendente da FCCDA.
O 45º Festival de Inverno de Itabira contou com um aporte financeiro de R$ 380 mil, por meio da Prefeitura Municipal de Itabira, para a sua execução.
Hotsite
Em 2019, a FCCDA trouxe uma novidade para ampliar o acesso da população e dos turistas à programação do 45º Festival de Inverno de Itabira: o hotsite www.fccda.com.br/festivaldeinverno. Nele, é possível encontrar a agenda artística e de oficinas do evento, além de informações sobre retirada de ingressos e funcionamento geral do evento.
Oficinas
O 45º Festival de Inverno de Itabira contará com 19 oficinas gratuitas. As inscrições começam na quinta-feira, 4 de julho, às 14h na sede da FCCDA.
Nos demais dias, as matrículas devem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h.
Tema
Em 1974, no artigo “A Educação do Ser Poético”, publicado no Jornal do Brasil, Carlos Drummond de Andrade defende o papel da arte na formação das pessoas, sobretudo na infância. Segundo ele, o ser poético é “o fundo mágico, lúdico, intuitivo e criativo que se identifica basicamente com a sensibilidade poética”.
A FCCDA, por entender e defender a cultura como importante elemento no desenvolvimento humano e social, definiu como tema para o 45º Festival de Inverno de Itabira; “Semear… Ser Poético”. Com isso, pretende estimular iniciativas e ações que possam “despertar lugares, ambientes e situações favoráveis às experiências criativas da vida”.
O 45º Festival de Inverno de Itabira é uma realização da FCCDA e Prefeitura Municipal de Itabira e conta com apoio da Unimed, Origami Propaganda, Estância do Sol, Coletivo Viravoltear, Instituto ITI, Meet – Restaurant e Lounge, Hotel Pousada Água Santa, Feito por Nós – Lanchonete e Doceria, Restaurante Chico Savassi, Tia Eliana, SP Comunicação e Job Hotel.
Clique aqui e acesse a programação completa do 45º Festival de Inverno de Itabira.