A Prefeitura de Itabira ampliou o termo de colaboração com o Lar de Ozanan. O teor do novo convênio foi anunciado pelo prefeito Ronaldo Magalhães, nesta quinta-feira (04/07), durante uma visita ao asilo.
O novo acordo tem prazo de vigência de 24 meses e garante a disponibilização de um enfermeiro para o período noturno, com ampliação da carga horária de 25 horas semanais para 44 horas semanais; a aquisição de uma máquina de lavar industrial, no valor de R$ 66.700,00; e o reajuste salarial dos profissionais da entidade. Outro ponto importante é que, com o termo aditivo, o Lar de Ozanan vai acabar com o deficit que faziam com que as dívidas da entidade aumentassem a cada mês. O presidente do asilo, João pereira Neto, agradeceu a visita do prefeito.
“Com muita honra recebemos o prefeito da nossa cidade. Quando fomos conversar com a secretária municipal de Assistência Social, Marli Rosa, sobre esse convênio não esperava que teríamos a receptividade que nos foi dada. E quando vimos o nosso convênio estava sendo ampliado. É muito motivador quando somos atendidos dessa forma”, declarou.
O vice-presidente do Conselho Nacional do Brasil (CNB) para a Região II, confrade César Custódio da Silva, também esteve presente e ressaltou o esforço da Prefeitura em contribuir com os idosos assistidos pela entidade. “Quando venho ao lar de Ozanan, levo sempre o exemplo do zelo com as pessoas que estão aqui e o apoio da Prefeitura é essencial para esse trabalho”.
Ronaldo Magalhães destacou o empenho de sua equipe para conseguir ampliar o convênio. “Para que pudesse realizar essa melhoria, tivemos que acertar muitas coisas na administração. Além dos sérios problemas que encontramos quando assumimos, ainda temos a dívida do Governo do Estado com Itabira. Mas, com responsabilidade, estamos caminhando bem. Dentro das necessidades do Lar de Ozanan e das possibilidades da Prefeitura, vamos fazer todo o possível para atender as entidades da melhor forma”, disse o prefeito.
Lar de Ozanan
Fundado em dezembro de 1950, o Lar de Ozanan de Itabira é uma obra da Sociedade São Vicente de Paulo. Suas atividades foram iniciadas a partir do abrigo de idosos, contando na época com a ajuda da comunidade para a manutenção do funcionamento.
Durante 45 anos, a instituição funcionou em um antigo prédio, na avenida João Soares da Silva, no Centro, com o nome de Abrigo dos Pobres da Sociedade São Vicente de Paulo. Em 1995, a entidade foi transferida para o atual endereço, no bairro Campestre e passou a se chamar Lar de Ozanan.
Com a missão de prestar assistência aos idosos de Itabira e região, o Lar de Ozanan assiste, atualmente, a 59 pessoas.