Na manhã da última segunda-feira (09/07), ocorreu uma reunião na sede do 12° Departamento de Polícia Civil, em Ipatinga, envolvendo os órgãos da Segurança Pública do Estado de Minas Gerais e diversas instituições financeiras.
Coordenado à distância pela SESP (Secretaria de Estado de Segurança Pública) e presidido pelo Chefe do 12° Departamento, Dr. Gilberto Simão de Melo, o objetivo do encontro foi estreitar os laços das instituições no combate aos crimes de explosões de caixas eletrônicos e sequestros de funcionários das instituições financeiras (crime conhecido popularmente como “sapatinho”).
Também estiveram presentes, pela Polícia Civil, os Delegados Regionais de Itabira, Ipatinga e Manhuaçu, além de representantes das Delegacias Regionais de João Monlevade, Ponte Nova e Caratinga.
Participaram representantes do Ministério Público Estadual, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Agentes Penitenciários.
Gerentes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e do SICOOB detalharam as novas e modernas ações de defesa instaladas nas instituições financeiras, o que vem colaborando para a diminuição da prática destes delitos.
Informações que certamente serão imprescindíveis para a prevenção e repressão dos crimes foram compartilhadas entre os órgãos de segurança pública.