Em uma época em que a internet consolidou o seu espaço no dia a dia dos consumidores, não é exagero afirmar que hoje o Marketing Digital é o que coloca um negócio em evidência.
Não importa se o empreendimento é uma microempresa na garagem da sua casa ou uma grande loja virtual, o fato é que o Marketing Digital é fundamental para a interação entre marca e público.
O marketing digital é atualmente bastante lucrativo para as empresas, contudo, alguns empreendedores ainda desconhecem as ferramentas web essenciais para essa atividade, bem como também não sabem como desenvolver uma estratégia.
No entanto, é pertinente saber que Marketing Digital não é mágica. Ele nem sempre traz um retorno imediato e é necessário ter calma e planejamento para a realização das ações.
Nesse processo de subir aos poucos cada degrau é que alguns aspectos básicos do Marketing Digital se tornam importantes, tais como conhecer o público-alvo, saber quem são os concorrentes e quais são as melhores ferramentas para melhorar o seu negócio.
Um exemplo disso é o fato de que apenas ter um site ou um blog não é suficiente para a realização de um Marketing Digital bem sucedido. Nesse caso, é preciso também pensar em ter uma boa hospedagem de site.
Se o seu empreendimento é uma loja virtual, por exemplo, uma hospedagem VPS pode ser uma excelente alternativa. Esse tipo de hospedagem tem tudo para conferir um bom desempenho para o seu negócio digital.
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Além disso, por contar com a computação em nuvem, essa hospedagem também proporciona um bom uptime para o seu site, garantindo que o seu empreendimento fique online por mais tempo.
Não adianta pensar muito, pois tudo que envolve desenvolvimento web precisa contar com um bom serviço de web hosting, seja um simples blog, um site ou um grande e-commerce.
Percebeu como é importante estar por dentro dos principais conceitos referentes ao Marketing Digital para assim começar a trabalhar com ele?
Entrando no mundo do Marketing Digital
Começar a trabalhar com Marketing Digital é também uma forma de compreender como funcionam as tecnologias atuais, cada vez mais marcadas pela interatividade e pela produção de conteúdo.
Sendo assim, para aqueles empreendedores que querem iniciar as suas atividades nessa área cada vez mais conectada, é importante conhecer alguns conceitos básicos sobre o tema. Por isso, veja alguns deles a seguir.
Persona
A segmentação sempre foi um elemento importante para o Marketing. Por isso, a definição do público-alvo sempre orientou a definição de estratégias.
No entanto, hoje em dia, diante de tantos clientes com gostos e hábitos bem próprios, a definição de uma persona facilita a segmentação. A persona é um cliente idealizado que resume todas as características do seu público-alvo.
Lead
Quem começa a trabalhar com Marketing Digital vai pronunciar essa palavra com frequência. O lead é o seu cliente em potencial, ele faz parte daquele público que, por algum motivo, entrou em contato com o seu produto e demonstrou interesse nele.
Além disso, quando se fala em leads, se fala também na nutrição dos leads. Como o combustível do Marketing Digital é o conteúdo relevante, a nutrição dos leads será por meio da produção de conteúdo.
Landing Pages
Muito se fala em sites e blogs nas estratégias de Marketing Digital, mas não dá para deixar de lado as Landing Pages, que também podem ser conhecidas como Páginas de Destino.
As Landing Pages são aliadas fundamentais para a captação dos leads. Elas são espaços onde você vai divulgar promoções, eventos e infoprodutos. Elas também são úteis para você colocar formulários onde os leads vão inserir informações relevantes sobre eles.
Tudo isso para você conhecê-los melhor e proporcionar a eles apenas conteúdo que vai engajá-los ainda mais com a sua marca.
O fato é que hoje em dia as Landing Pages são tão importantes que existem até ferramentas próprias para a criação delas. Uma delas é a Unbounce.
E-mail Marketing
Nunca subestime a eficiência dos e-mails, ainda mais em se tratando de Marketing Digital, em que a segmentação é a palavra de ordem.
A vantagem do e-mail marketing é a sua capacidade de envio de mensagens personalizadas e para uma audiência selecionada. Ou seja, quem vai receber o seu conteúdo é o seu público de consumidores.
Com isso, para que o e-mail marketing seja bem sucedido é necessário evitar comprar as famosas listas de e-mail. Com elas o envio de mensagens não terá nenhum critério e boa parte do seu conteúdo irá morrer nas caixas de spam.
Quem trabalha com Marketing Digital e quer aproveitar ao máximo as vantagens do e-mail, deve utilizar alguns softwares apropriados para o envio de mensagens. Um deles é o Mailchimp.
Jornada de compra
Ela é o mapa que vai auxiliar você a elaborar as suas estratégias no Marketing Digital, já que essa jornada compreende o caminho que o seu lead vai percorrer até efetuar a compra do produto.
De uma forma geral ela compreende quatro fases: “aprendizado e descoberta”, “reconhecimento do problema”, “consideração da solução” e “decisão de compra”.
Para cada uma delas você vai ter que elaborar estratégias que incentivem o cliente a avançar até o final.
Conclusão
O Marketing Digital é rico em conceitos e também está em constante mudança. Por isso, compreender como funcionam os seus conceitos básicos e se adaptar a novos é fundamental para o êxito de uma empresa.
Portanto, se você quer começar a trabalhar com Marketing Digital, esteja preparado para usar ferramentas online e entregar conteúdo relevante para os seus leads.