Após o frio intenso, os itabiranos agora vão enfrentar uma “onda de secura”. A Defesa Civil de Minas Gerais emitiu, ontem (11) a tarde, um alerta para a baixa de umidade do ar até o próximo domingo (14), quando o percentual pode cair aos 28% em Itabira.
Conforme a Defesa Civil, os níveis devem ficar abaixo dos 30%. Para se ter ideia da “secura”, o índice ideal para a saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é acima dos 60%.
O órgão municipal enviou um comunicado para os celulares dos cadastrados na pasta. No texto é dito que “uma massa de ar seco mantém a umidade relativa do ar abaixo dos 30 por cento, à tarde”.
A mensagem informa, ainda, que o alerta é válido até as 18h do próximo domingo.
Segurança
Neste cenário, a população não deve descuidar da saúde, principalmente crianças e idosos. Pele seca e doenças respiratórias são os principais desconfortos causados. Especialistas recomendam evitar o sol no período da tarde. A partir do meio-dia já é possível sentir com maior intensidade as consequências da baixa umidade.
Quem tem problema respiratório e os atletas amadores precisam evitar exercícios físicos, principalmente ao ar livre, e usar roupas mais leves, além de passar creme hidratante e protetor solar.
É recomendável, também, evitar a ingestão dos diuréticos, como café e álcool. Água, sucos naturais e frutas são essenciais para manter o bom funcionamento do organismo nesta época de secura.
PREVISÃO
O frio começa a dar sinais de ligeira trégua na região de Itabira. Nesta sexta-feira (12), a mínima foi de 7ºC e a máxima não deve ultrapassar os 24ºC. Já no sábado (13) e domingo (14), a temperatura mínima aguardada é de 9ºC e a máxima será de 27ºC.