De acordo com a Variety, alguns assinantes da Netflix foram solicitados a escolher seus programas favoritos do catálogo da plataforma de streaming. Como resultado, eles escolheram Orange is the New Black para a primeira posição. Em segundo lugar ficou Stranger Things. Confira o gráfico mais abaixo.
Em seguida vieram programas licenciados como FRIENDS (que tem seu tempo contado por lá) e The office (não disponível no catálogo nacional). Completando a pesquisa encomendada, aparece Ozark, seguido por Grace and Frankie, Black Mirror, Lucifer e The Crown.
Com isso, a pesquisa sugere que para a Netflix a saída de alguns antigos programas de TV populares (para não mencionar a queda constante dos títulos da Disney) não vai prejudicar tanto a popularidade do serviço da líder de streaming. Mas isso significará que a plataforma número 1 terá que continuar gastando mais para produzir e comercializar conteúdo original à medida que seus concorrentes possuírem novamente o direito de seus produtos, visto que agora serão concorrentes da Netflix.
Apesar disso, a Netflix ainda depende muito do conteúdo licenciado de outras produtoras. Dito isso, 15 dos 20 escolhidos entre os assinantes são originais da Netflix. Isso, com base em uma pesquisa encomendada pela HarrisX, que contou com 11.135 usuários dos Estados Unidos.
Também no top 10 dos favoritos de seus assinantes estavam FRIENDS (que migrará para a HBO Max, futuro serviço de streaming da WarnerMedia) e The Office (saindo para o serviço da NBCUniversal em 2021). Para esse tipo de “conteúdo de conforto”, de acordo com o principal analista da MoffettNathanson, Michael Nathanson, o risco para a Netflix:
“É uma perda de conteúdo fácil de encontrar e satisfatório que reduz o tempo gasto procurando. Em seu lugar, a Netflix continuará a gastar mais em programação original e marketing para promover outras escolhas”.
O analista ainda acrescentou que acredita que as ações da empresas estão supervalorizadas e que novas ameaças competitivas nos EUA “dificilmente se refletem no preço de suas ações”.
Contudo, é importante frisar que a pesquisa perguntou quais programas eram os favoritos de seus assinantes. Isso é diferente do tempo real gasto para assistir ao produto. Portanto, as séries licenciadas dominaram, em parte devido ao fato de que há muito mais episódios de, digamos, FRIENDS (236) do que, por exemplo, Stranger Things (25 até as três primeiras temporadas).
Ainda de acordo com o SVOD Content Ratings, a série mais assistida em 2018 nos EUA em termos de minutos no streaming foi The Office, seguido por FRIENDS, Grey’s Anatomy, NCIS, Criminal Minds e Shameless. O original mais visto, ficando na sétima posição geral, foi Orange is the New Black, do catálogo da Netflix.
Dos 99 programas de TV mais citados pela Netflix na pesquisa, 51 eram originais da Netflix, 42 eram programas de TV licenciados e 6 não estão no catálogo da operadora.
Fonte: Observatório de Séries