O presidente da Câmara Municipal de Itabira, Heraldo Noronha (PTB), informou nesta terça-feira (23/07), o afastamento dos vereadores Agnaldo Gomes Vieira (PRTB) “Enfermeiro” e Weverton Freitas Limões “Nenzinho” (PMN), de acordo com a Polícia Civil, suspeitos de participarem de um esquema popularmente conhecido como “rachadinha”, na medida em que obrigavam funcionários a devolver parte dos salários recebidos ao longo dos últimos anos.
Foram colhidos nos autos elementos concretos desta prática, caracterizando os tipos penais previstos nos artigos 316 (concussão) e 288 (associação criminosa).
Nenzinho está preso desde o último dia 02 de julho passado. No mesmo dia, também foi preso, suspeito de participar do mesmo esquema, o ex-diretor da Câmara,o pastor Ailton Moraes, presidente do PMN/Itabira.
Já o vereador Aguinaldo Enfermeiro segue foragido. Ele é procurado pela polícia desde o último dia 16 de julho.
Com a decisão do presidente da Câmara, assumem as cadeiras deixadas pelos vereadores acusados, o radialista Luciano Sobrinho (PRTB), e o administrador Júlio Rodrigues “Júlio do Combem (PP), respectivos suplentes.