O BiotechTown, hub de inovação em biotecnologia e ciências da vida, está com inscrições abertas para receber startups na 2ª edição do seu Programa de Desenvolvimento de Negócios. A iniciativa garante aporte financeiro de R$ 150 mil em cada empresa selecionada e impulsiona seu crescimento por meio de planos individuais e customizados, metodologia especializada, expertise técnica, networking e acesso a extensa rede de parceiros.
Empresa investida da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e sediada em Nova Lima, o BiotechTown tem objetivo de impulsionar negócios nascentes ou já estabelecidos de base biotecnológica.
De acordo com Pedro Vidigal, CEO do BiotechTown, oprograma surgiu para facilitar a vida dos empreendedores eapoiá-los a superar desafios de mercado. “Startups de biotecnologia e ciências da vida apresentam uma série de dificuldades para desenvolver os seus produtos, porque é necessário um grande investimento em estrutura laboratorial e muitos empreendedores desconhecem o ambiente regulatório. Isso cria lacunas que impedem que eles cresçam ou atrasam o seu desenvolvimento. A ideia é fornecer os recursos e dar apoio para o crescimento dessas empresas”, explica.
As startups interessadas devem possuir pelo menos um protótipo funcional ou produto mínimo viável já validado, podendo ou não estar em comercialização. Podem participar empresas que possuam soluções em biotecnologia e ciências da vida, voltadas preferencialmenteo bem-estar e saúde humana, nas seguintes áreas:
a) Biotecnologia (genômica, produtos farmacêuticos, biomarcadores, insumos para diagnóstico, tecnologia celular);
b) Dispositivos (equipamentos médicos, tecnologias assistivas, testes e equipamentos para diagnóstico, sensores, wearables);
c) Digital Health (Telemedicina, T.I. aplicada à saúde com uso de Analytics, Big Data, Cloud, Rastreabilidade, Interoperabilidade de sistemas). As Inscrições ficam abertas até o dia 18 de agosto e podem ser realizadas pelo site: www.inscrevasuastartup.com.
Metodologia de trabalho
O Programa de Desenvolvimento de Negócios possui metodologia própria e validada, que dá suporte àsstartups em seu processo de profissionalização, inserção no mercado e crescimento de maneira sustentável. A partir da definição da estratégia de negócio é trabalhado o desenvolvimento orientado por metas, com mentorias e acompanhamento individual das empresas para atender às suas necessidades específicas.
A equipe do BiotechTown é composta por especialistas em biotecnologia, empreendedorismo e inovação e trabalha de maneira hands on com as startups durante todas as etapas do programa, possibilitando ainda conexões com investidores, parceiros e clientes para criar oportunidades de negócios e receber apoio nas principais decisões estratégicas.
A primeira edição do programa, iniciada em 2018, contou com mais de 50 startups inscritas de todo o Brasil, sendo 16 aprovadas para a etapa inicial e nove selecionadas para receber o investimento e participar dos 12 meses deprograma.
A Oncotag, uma das startups investidas na primeira edição, possui soluções em medicina de precisão, utilizando biomarcadores oncológicos patenteados. Sua tecnologia auxilia no tratamento correto do câncer de ovário, o que aumenta a expectativa de vida do paciente e reduz o custo e o tempo do tratamento.
Para Letícia Braga, pesquisadora e CEO da Oncotag, “o BiotechTown colocou a empresa em outro nível de maturidade. O investimento que recebemos veio acompanhado de experiência, conhecimento de mercado e de uma rede de contatos. Estes são os grandes diferenciais em relação a outros programas. Nosso time era extremamente técnico, agora temos governança, modelo de negócio mais coerente e diversificação do nosso portfólio, o que aumentou as chances de sucesso e acelerou nosso crescimento”.
Sobre o BiotechTown
Inaugurado em 2018 para conectar empresas, pesquisadores e investidores, o BiotechTown é um hub de inovação em biotecnologia e ciências da vida. A iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento de bionegócios no mercado nacional e internacional dando suporte desde o registro e produção inicial até a inserção dos produtos no mercado. Para isso, dispõe de uma infraestrutura completa de coworking, salas de reunião, laboratório aberto (Open Lab) e planta de produção (CMO), promove um ambiente e oportunidades de conexões, atendendo startups e empresas de todos os portes.
O BiotechTown é fruto da parceria entre a Fundep, Fundepar e Codemge. Também são apoiadores, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia (Anbiotec), e o projeto CSul — Desenvolvimento Urbano.
Alta tecnologia
Desde 2015, o Governo do Estado e a Codemge têm se dedicado a estimular projetos e novas oportunidades no nicho de empresas de alta tecnologia e inovação em Minas, incluindo a biotecnologia. A Diretoria de Fomento à Alta Tecnologia da Companhia foi especialmente criada para estimular este importante eixo estratégico, segmento de mercado que cresce dia após dia.
Buscando dinamizar a economia mineira e elevar sua vantagem competitiva, a Codemge tem promovido investimentos diversificados em novos modelos de negócio e segmentos estratégicos, como biotecnologia e ciências da vida; eletroeletrônica, semicondutores e telecomunicações; aeroespacial, automotivo, química, defesa e segurança; medicamentos e produtos do complexo da saúde; novos materiais, tecnologia de informação, ciência e sistemas de computação.