O Atlético conquistou um grande resultado no Rio de Janeiro no duelo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Com uma atuação segura, o time venceu o Botafogo por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no Engenhão, e abriu vantagem em busca da classificação para a próxima fase do torneio internacional.
O meia Vinícius marcou o gol da vitória atleticana aos 35 minutos do primeiro tempo. Após saída de bola errada da defesa do Botafogo, Elias se antecipou ao zagueiro tocando de peito para o meia atleticano, que bateu no contrapé de Gatito Fernández.
O Galo chegou a marcar o segundo, aos 16 minutos da etapa final com Jair, que pegou rebote após Gatito espalmar cabeçada de Igor Rabello. No entanto, o VAR anulou o gol alegando que o zagueiro atleticano cometeu falta em Marcelo Benevenuto na disputa de bola.
O resultado poderia ser ainda melhor se Ricardo Oliveira não perdesse duas grandes oportunidades. Na primeira etapa, o atacante cabeceou para fora mesmo livre de marcação. No segundo tempo, o camisa 9 recebeu cruzamento rasteiro na pequena área e debaixo do gol, mas pegou mal na bola e chutou por cima.
Nos 10 minutos finais da partida, o Atlético ficou com um jogador a mais em campo, após a expulsão do zagueiro Joel Carli, que acertou um chute em Papagaio e que o VAR flagrou. Depois disso, o Galo chegou a carimbar o travessão em uma bomba de Jair de fora da área, mas não conseguiu ampliar o placar.
Com o resultado, o Atlético poderá empatar no jogo de volta, na próxima quarta-feira, às 21h30, no Independência, para avançar às quartas de final da Sul-Americana. Derrota por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Para se classificar, o Botafogo precisará vencer por dois gols de diferença no Horto ou por um de vantagem desde que marque duas ou mais vezes (2 a 1, 3 a 2 e assim por diante), já que na Sul-Americana há o critério do gol qualificado como visitante. O vencedor do confronto enfrentará na próxima fase o La Equidad-COL.
Mas antes do duelo decisivo, o Atlético terá que voltar o foco para o Campeonato Brasileiro. No próximo domingo, às 19h, o time alvinegro enfrenta o Goiás, no Serra Dourada, pela 12ª rodada. Já o Botafogo tem o clássico contra o Flamengo, domingo, às 16h, no Maracanã.