O mineiro Francisco Assis Figueiredo, secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, em visita a Montes Claros nesta segunda-feira (29/07), anunciou que Minas vai ter mais R$ 10 milhões em recursos para serem utilizados em cirurgias eletivas –aquelas que não são de máxima urgência.
A liberação dos recursos para o Estado foi publicado no Diário Oficial da União, através de Portaria do Ministério da Saúde. Na última semana, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) anunciou a suspensão de novas marcações de cirurgias eletivas em Minas. A justificativa era a de que o recurso previsto para o primeiro semestre já havia sido consumido pelos municípios.
O retorno das marcações só aconteceria após publicação de portaria do Ministério da Saúde, com nova liberação financeira.Em nota, a SES informou que, diante da publicação, fará uma reunião amanhã (31) com representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), com o objetivo de fazer um balanço da produção e dos gastos relativos aos procedimentos de cirurgias eletivas. “Após a análise dessa nova portaria, a partir da reunião, será implementado, no que couber, uma nova programação dos recursos financeiros”.
Além disso, Figueiredo revelou que a partir do próximo mês o governo federal vai priorizar a “estruturação da saúde básica, principalmente em unidades de saúde que sejam filantrópicas”. Atualmente, os hospitais filantrópicos são responsáveis por 50% da média complexidade e cerca de 65% da alta complexidade.
Ao todo, estão sendo disponibilizados em todo o país mais de R$ 500 milhões pelo ministério para compra de equipamentos hospitalares, principalmente oncológicos.A previsão, de acordo com o secretário, é aumentar em 40% o número de pessoas atendidas. “Os números revelam que o Ministério da Saúde não pode medir esforços para que a população tenha acesso aos serviços oncológicos, lembrando que em 1950, apenas 0,7% da população tinha mais de 80 anos. Na atualidade são 2%, e, em 2045, serão 6,9%”, comparou.
Durante a visita, Assis participou de inauguração de acelerador linear – usado para tratamento oncológico – em hospital do município.