A Câmara Municipal aprovou por unanimidade e em primeiro turno na terça-feira (30/07), o projeto 86/2019 que inclui a ONU Mulheres, na lista de instituições beneficiadas com verbas públicas, no orçamento municipal de 2019. A instituição pertence à Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo promover a igualdade de gênero. A vice-prefeita, Dalma Helena Barcelos ((PDT) acompanhou a votação do plenário da Câmara e comemorou a aprovação da matéria.
Em entrevista à imprensa a vice-prefeita explicou que Itabira foi inserida na lista de cidades inteligentes e sustentáveis e que em um plano elaborado pela ONU Mulheres existe uma lista com 17 objetivos que devem ser seguidos, para alcançar o desenvolvimento sustentável. Dentre os itens listados, trabalhar a igualdade de gênero é uma das medidas. Por isso, reafirmou Dalma Barcelos, é que Itabira está procurando cumprir as metas.
A erradicação da pobreza, é um dos objetivos à serem cumpridos. Por este motivo, trabalhos voltados para a atenção à mulher, principalmente as de baixa renda, começarão a ser desenvolvidos no município, segundo garantiu a vice-prefeita.
“Aqui no município, 98% de pobreza são as mulheres inseridas no bolsa família. Para acabarmos com a pobreza, temos que pensar nas mulheres, ou seja, darmos um tamborete para que ela suba, para que elas tenham a igualdade. A ONU viu que sem essa igualdade não há paz no mundo, a mulher precisa ter sua independência, sua liberdade e para isso, este objetivo trabalha todos os pilares”, explicou.