Onze jovens de Catas Altas, cidade a 86,2km, de Itabira, se formaram no último dia 24 de julho no curso de Agentes de Informações Turísticas. A capacitação foi ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em parceria com a Prefeitura dentro do projeto “Turismo em Alta”.
O curso teve carga horária de 200 horas e duração de três meses.
“Todos vocês estão de parabéns por participar desta formação. Esperamos que coloquem em prática tudo que aprenderam e que possam empreender em Catas Altas”, destacou o prefeito José Alves Parreira.
O vice-prefeito Fernando Rodrigues Guimarães fez questão de salientar a importância do turismo não só para o município quanto para o país. “Investir no setor, como estamos fazendo, é uma forma de diversificar a economia. O turismo é o futuro do Brasil. Nosso objetivo com esta profissionalização é garantir que tenhamos uma nova fonte de renda como alternativa à mineração que tem um tempo de vida útil limitado”, reforçou.
Durante a formatura, os novos agentes apresentaram um projeto de conclusão que consistiu na criação de uma operadora de turismo. A ideia é que empresa saia do papel e que os jovens possam atuar na cidade.
Encerrando o evento, os alunos fizeram uma visita técnica na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Capacitação no Turismo – Além dos cursos do primeiro semestre, outras dez capacitações estão previstas para os próximos meses dentro do Projeto Turismo em Alta.
São eles:
- Recepcionista em meios de hospedagem (Início em 5 de agosto – Carga horária: 160 horas).
- Técnicas de garçons de bares (12 a 22 de agosto – Carga horária: 40 horas).
- Introdução ao estudo da cerveja (26 agosto a 5 de setembro – Carga horária: 40 horas).
- Primeiros socorros (02 a 16 de setembro – Carga horária: 36 horas).
- Pizzas (16 a 19 de setembro – Carga horária: 20 horas).
- Preparo de molhos (30 de setembro a 3 de outubro – Carga horária: 20 horas).
- Preparo de massas (21 a 24 de outubro – Carga horária: 20 horas).
- Preparo de pães e roscas (4 a 7 de novembro – Carga horária: 20 horas).
- Preparo de bolos e tortas (18 a 21 de novembro – Carga horária: 20 horas).
- Culinária mineira (02 a 05 de dezembro – Carga horária: 20 horas).
O “Turismo Alta – capacitando para o futuro” é uma iniciativa da Prefeitura de Catas Altas em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
O projeto é o maior da história do município para o setor, com investimento de R$ 220.700 na realização de 21 capacitações, totalizando 876 horas entre palestras, workshops e cursos.
Somente no primeiro semestre deste ano, foram cerca de 300 participantes.
“Esse é um dos projetos mais importantes da cidade, pois estamos capacitando todo o trade turístico para receber bem os turistas. Catas Altas está se preparando para ser um dos destinos mais visitados de Minas Gerais”, destacou o Secretário de Turismo Rodolpho Sanches.