A Prefeitura de Itabira e a ONU Mulheres formalizarão parceria inédita nesta quinta-feira (15/08), às 9 horas, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). O poder público e a entidade das Nações Unidas assinarão um acordo de cooperação, no âmbito da iniciativa Cidade 50-50: Todas e Todos pela Igualdade, para ações locais de enfrentamento à violência de gênero, valorização feminina no mercado de trabalho e outras políticas de equidade e fomento à participação social das mulheres.
O pacto prevê ações até abril de 2020, sendo autorizado na terça-feira (13/08) pela Câmara de Vereadores, que votou projeto de lei com essa finalidade em segundo turno. A cooperação será capitaneada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT). Para a assinatura do acordo, o prefeito Ronaldo Lage Magalhães e sua vice, Dalma Helena Barcelos, receberão Ana Carolina Querino, representante da organização internacional no Brasil.
Segundo a ONU Mulheres, a experiência em Itabira é pioneira: trata-se da primeira parceria formalizada com um ente municipal. O acordo é formatado desde 2018 e recebeu apoio do Poder Judiciário, Ministério Público, Polícias Civil e Militar, projetos sociais e outras representações.
“Sempre tivemos o cuidado no desenvolvimento de políticas públicas que visam promover uma sociedade mais democrática. Essa parceria reforça nossas iniciativas. Trabalhamos na construção de uma cidade onde homens e mulheres tenham igualdade de oportunidades e direitos. Esse será um trabalho desenvolvido em conjunto e o sucesso depende da participação de todos”, cita Dalma, primeira mulher no cargo que detém no Município.
A agenda
Segundo projeções do IBGE, Itabira tem aproximadamente 120 mil habitantes, sendo 52% mulheres e 48% homens. A desigualdade entre gêneros pode ser observada em dados como o da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2018, do Ministério da Economia – o levantamento indicou que, em 2017, o rendimento das mulheres de Itabira era 25% menor do que o dos homens. Naquele ano, entre os cargos de nível superior, os salários das mulheres correspondiam a 51,93% do salário dos homens.
O acordo de cooperação com a ONU Mulheres tem por meta combater as disparidades citadas. Até o próximo ano Itabira terá assessoria técnica para ferramentas da chamada Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com transversalização de gênero.
O planejamento se baseia nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, sendo pactuado na esfera local os eixos: erradicação da pobreza; educação de qualidade; igualdade de gênero; trabalho decente e crescimento econômico; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; e parcerias e meios de implementação.
Ana Carolina Querino, liderança interina da ONU Mulheres Brasil, afirma que a cooperação técnica com a Prefeitura de Itabira atende aos desafios internacionais estabelecidos pelos Estados-membros da ONU. “Mulheres e homens, na sua diversidade, precisam ser atendidos nos locais onde vivem e moram. Políticas focadas nas pessoas, na prosperidade, na erradicação da pobreza e em defesa do meio ambiente são políticas de sustentabilidade que melhoram condições de vida desta geração e das futuras. Itabira dá um passo decisivo ao mostrar que a Agenda 2030 com foco na igualdade de gênero é viável nos municípios e tem potencial de beneficiar toda a população, porque age para que ninguém fique para trás”.
O evento
Além da assinatura do contrato, o evento desta quinta-feira terá apresentações e intervenções culturais, relatos e bate-papo entre protagonistas femininas e palestras. Uma das abordagens será da mineira Lorena Godoy – administradora de empresas, MBA em gestão de projetos e gestão de negócios, master coach executivo, analista comportamental, sócia da empresa Núcleo de Resultados e do Instituto Sim – Sua Inteligência Multiplicada.
A programação será gratuita e aberta ao público.