Cerca de 7.770 pessoas de pelo menos 27 bairros de Itabira, região central de Minas Gerais, foram treinados neste sábado (17), durante o mais esperado simulado de emergência de barragens realizado no país.
Corrdenado pelas defesas civis Estadual e Municipal e a Vale, o treinamento envolveu ainda cerca de 5 mil pessoas envolvidas desde a criação do plano de emergência até a realização do simulado de hoje.
Na primeira etapa do simulado líderes das áreas de Zonas de Autossalvamento (ZAS), foram orientados em reuniões e por volta das 15h, após o alerta realizado pelas sirenes os moradores dessas áreas se deslocaram para os pontos de encontros destinados pela Defesa Civil.
Para realizar o simulado foram interditados mais de 60 trechos de ruas e avenidas da cidade. Ao todo, 96 pontos da cidade foram fechados. O fechamento das vias aconteceram nos bairros Centro, Praia, Juca Rosa, Santa Inês, Eldorado, Jardim das Oliveiras, Laboreaux, Campestre, Bela Vista, Nova Vista, Bethânia, Ribeira de Baixo, Palmital, Juca Batista, Água Fresca, Gabiroba, Machado, Valença, Santa Ruth, Fênix, Abóboras, Jardim Belvedere, Conceição.
Algumas rodovias de acesso e saídas da cidade também foram interditadas por cerca de uma hora.
A Defesa Civil e a Vale ainda não divulgaram o número de pessoas que participaram do evento, mas a expectativa era que aproximadamente 19 mil pessoas de mais de oito mil imóveis, localizados nos bairros mapeados participassem. Essas áreas estão nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) das barragens Itabiruçu, Conceição, Rio de Peixe, Sistema Pontal, Cambucal l e Cambucal ll, e Zonas de Segurança Secundária (ZSS) urbana de Itabiruçu e Conceição. Empregados da Vale, da mina Conceição, também participaram do exercício.
“O objetivo do simulado é orientar a população e empregados sobre como proceder em caso de emergência de barragem. Importante lembrar que ZAS é a região à jusante (abaixo) da barragem, cuja distância pode ser considerada em cerca de 10km ou o tempo de chegada da onda, no caso de rompimento, for de 30 minutos. Já a Zona de Segurança Secundária (ZSS) é a área posterior à ZAS”, informou a Vale.
O simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e do Plano de Contingência e Evacuação de Itabira, este último elaborado por uma equipe multidisciplinar formada por representantes das defesas civis Estadual e Municipal, Prefeitura de Itabira, Vale, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Ministério Público.