A prefeitura de Itabira pretende doar ao Governo de Minas Gerais um terreno no local conhecido como Fazenda Palestina, entre as rodovias MG-129 e a MGC-120, para construção de um novo presídio na cidade. A unidade pode ter capacidade para até 600 detentos. A doação ficou acertada numa reunião realizada no começo dessa semana na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em Belo Horizonte.
Também ficou definido que a Vale é quem vai bancar a obra. Para isso, nos próximos dias, a empresa assinará um termo de compromisso com o Governo do Estado. Para que a doação seja efetivada, o Executivo municipal terá de mandar um projeto de lei à Câmara que precisará ser aprovado pelos vereadores.
Construída a nova unidade, o presídio que fica na localidade de Rio de Peixe – perto do clube do Sindicato Metabase de Itabira e Região – será desativado. A discussão sobre a necessidade de uma nova unidade prisional em Itabira surgiu em meio à polêmica com as barragens da Vale. O presídio seria destruído em caso de rompimento da barragem de Itabiruçu, uma ameaça aos detentos.