A ocupação de acordo com reportagem do Jornal Diário de Itabira, foi definida como parte da estratégia da Prefeitura de Itabira de vender áreas públicas para garantir o financiamento para construção de novas moradias populares, pelo Minha Casa Minha Vida. Com isso a estrutura da antiga TV Cultura, hoje ocupada apenas parcialmente pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, deve ser esvaziada em setembro.
A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Obras, Transportes e Trânsito, Ronaldo Lott Pires, que disse para onde será transferida a Secretaria de Agricultura. “Se tudo der certo, vai ser no local onde estava planejado o restaurante popular. É uma estrutura excelente, mais central e que vai acomodar muito bem os projetos do banco de alimentos. Nossa expectativa é realizar a mudança o quanto antes”, disse ele.
O secretário de Agricultura, William Sampaio Gazire, comemorou a mudança. “O projeto do restaurante popular é inviável financeiramente, não tem sustentabilidade econômica. É só custeio. A mudança será excelente para nós. O local que estamos hoje não é inadequado, mas nos mudaremos para um prédio mais moderno e mais adequado às necessidades da secretaria”, disse ele.