De acordo com Estevam José de Oliveira, diretor de Transportes da Prefeitura, a Transita fará parte da força-tarefa idealizada pela SME para melhorar o tráfego próximo às escolas. “Neste encontro nós identificamos a demanda dos diretores e, a partir de agora, a fiscalização, assim como o diálogo com os condutores de transporte escolar, serão ampliados”. Ainda segundo ele, uma questão abordada foi o horário dasvans escolares. “Precisamos analisar junto com os condutores, critérios para que os horários de chegada e partida dos escolares sejam coerentes com o início e término das aulas”.
No entanto, Estevam José informou que algumas ações já estão acontecendo, “como por exemplo, a revitalização das sinalizações horizontal e vertical priorizada nas regiões escolares. Intensificaremos o suporte nesses locais e, também, as campanhas educativas com os motoristas”, garantiu.
A próxima etapa desta força-tarefa, de acordo com a Transita, é agendar encontros com os condutores e monitores de transporte escolar para identificar as demandas e buscar soluções a médio prazo. “Vamos trabalhar por etapas, começando pela fiscalização junto com o diálogo”, ressaltou o diretor.
Para Willame Aguiar, superintendente da Transita, “o momento foi único e de grande ganho no ponto de vista do alinhamento das ações de educação para o trânsito, engenharia e fiscalização, envolvendo o fluxo próximo das escolas e o transporte escolar. Conseguimos firmar um pacto pedagógico que viabilizará a elaboração e execução de ações para formar boas atitudes no trânsito”.