Demorou, mas o Código de Ética e Decoro Parlamentar do Legislativo foi aprovado pelos vereadores itabiranos nesta terça-feira (27/08). Depois de um mês de discussões intensas e a apresentação de sete emendas, todas de última hora, os vereadores chegaram em um consenso e deram aval à matéria.
A instituição do Código de Ética na Câmara itabirana, ganhou força nos últimos meses, após os escândalos no qual alguns vereadores se envolveram. O legislativo itabirano vive um dos momentos mais tensos de sua história, com vereador sendo preso, outros afastados e envolvidos em polêmicas, como o caso das “rachadinhas”, crime investigado pela Polícia Civil, que culminou na prisão do ex-vereador Weverton Freitas Limões “Nenzinho” (PNM) e do ex-diretor, Ailton Moraes. Além do mandado de prisão para o vereador Agnaldo Vieira Gomes “Enfermeiro” (PRTB), que é considerado foragido da Justiça.
Com tudo isso, a criação do Código de Ética e Decoro Parlamentar se tornou também uma necessidade e sua aprovação foi comemorada pelo presidente da Comissão de Ética, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB). Apesar de reconhecer a dificuldade que enfrenta em ter seus projetos aprovados, por ser um vereador de oposição, Vetão agradeceu o apoio dos outros 16 colegas e destacou a “responsabilidade” do grupo.
O projeto aprovado em primeiro turno volta na semana que vem para a segunda apreciação. Com a sua aprovação, a vontade do presidente da Comissão de Ética é que o presidente da Câmara, Heraldo Noronha Rodrigues (PTB), não atrase a sanção do código.