Sabemos que ter uma boa noite de sono é fundamental para acordar bem disposto no dia seguinte; saiba qual a relação do sono com as luzes apagadas
Se você faz parte do grupo que tem pavor de dormir no escuro, é hora de enfrentar esse medo para conseguir descansar melhor durante à noite. Mesmo que deitar na cama na total escuridão seja um problema para muitas pessoas, vale destacar que esse hábito é fundamental e traz diversos benefícios à saúde.
Mas, afinal, por que é importante dormir no escuro ? De acordo com especialistas em sono, o nosso corpo é programado para dormir quando escurece e acordar com a claridade. A luz à noite pode alterar os ciclos biológicos e a produção de hormônios, como a melatonina e cortisol. No caso da melatonina, ela para de ser secretada e o sono fica superficial, fazendo com que a pessoa acorde facilmente.
Uma das principais funções da melatonina é a indução ao sono, que atinge seu nível máximo quando estamos dormindo. Ao escurecer, a substância passa a ser produzida na glândula pineal do cérebro. Esse processo auxilia o organismo em seu preparo para o sono. Ele reduz a pressão arterial, os níveis de glicose e a temperatura do corpo, pontuam neurologistas.
Ele ainda ressalta que a iluminação artificial à noite também eleva os níveis de cortisol, o que perturba o sono e causa diversos problemas como resistência à insulina e ganho de peso. As interrupções do sono provocadas pela claridade podem provocar cansaço, irritabilidade, dores no corpo, déficit de atenção, capacidade produtiva reduzida e mau humor.
PODE USAR ABAJUR?
Segundo neurologistas, até mesmo o abajur deve ser evitado nos cômodos. Afinal, qualquer claridade, por menor que seja, é capaz de prejudicar o sono. “O ideal é um ambiente escuro e sem ruído para ter um descanso reparador, sem interrupções e acordar disposto no dia seguinte”, alertam.
Além de dormir no escuro , outras atitudes ajudam a ter uma noite de sono melhor. Para isso, as dicas são tentar criar um ritual de relaxamento uma hora antes de deitar, ir para a cama e acordar sempre no mesmo horário e evitar comer substâncias que possuem cafeína antes de dormir, como, por exemplo, café, chá preto, chá verde, chocolate e refrigerantes.