G1
O furacão Dorian, que está na categoria 4, continua ganhando força e na manhã deste sábado (31/08) se aproxima do noroeste das Bahamas a caminho da costa leste da Flórida, nos Estados Unidos. A previsão dos meteorologistas é de que ele chegue na ilha no domingo de manhã.
“As coisas vão piorar à medida que se espera que os ventos da força do furacão sigam”, disse Basil Dean, vice-diretor do Departamento de Meteorologia das Bahamas, à CNN neste sábado (31/08).
De acordo com o último boletim do Centro Nacional de Furacões (NHC), o furacão se movimenta lentamente com ventos de 215 km/h no leste de West Palm Beach, na Flórida, e 645 km/h ao leste das Bahamas.
O estado da Flórida inteiro está sob declaração de emergência. O governador Ron DeSantis convocou 2.500 tropas da Guarda Nacional e outras 1.500 estarão de prontidão.
A previsão é de que o furacão cresça à medida que seu avanço se torna mais lento nas águas quentes perto da costa, e chegue à terra no fim de segunda (02/09) ou no começo da terça (03/09).
Os ventos, no entanto, podem ser sentidos mais cedo na Flórida, já no sábado (31/08) à tarde.
Trump cancelou viagem
O presidente americano, Donald Trump, que cancelou uma viagem que estava agendada para a Polônia, disse que a tempestade é muito perigosa. “Esta é uma tempestade extremamente perigosa, por favor se preparem e se protejam”, disse Trump.
I am monitoring Hurricane Dorian and receiving frequent briefings and updates. It is important to heed the directions of your State and Local Officials. This is an extremely dangerous storm, please prepare and be safe! @FEMA @NWS @NOAA @Readygov @FLSERT https://twitter.com/govrondesantis/status/1167606379097538563 …
Ron DeSantis
✔@GovRonDeSantis
Hurricane #Dorian has now been upgraded to a Category 4 storm. It is imperative that all Floridians and their families take this threat seriously and have a plan in place. Everyone should have 7 days of food, water and medicine ready. http://bit.ly/2LlPVLk
“Não sejam tolos tentando enfrentar este furacão. O preço que podem pagar por não sair são suas vidas”.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, pediu nesta sexta-feira (30) que os residentes se preparem para um “evento de vários dias”.
Preparações nos EUA
Não foram ordenadas retiradas de pessoas, mas muitos esperam que a trajetória do furacão fique mais clara depois que ele aterrissar.
Se, como esperado, ele alcançar a categoria 4 no domingo (1), seus ventos vão estar a mais de 208 km/h.
A movimentação do próprio furacão é de 19,2 quilômetros por hora, mas pode se desacelerar para um terço disso. Quanto mais lenta a marcha, mais tempo ele tem para puxar “combustível” do mar quente.
Modelos recentes do Centro Nacional de Furacões mostram que ele deverá bater no meio do estado, mas, a previsão anterior era que isso aconteceria um pouco mais ao sul.
Ele pode se arrastar em direção a Orlando na terça (3) ou na quarta (4), perdendo força à medida que se afasta do mar.
Outros modelos do Centro Nacional de Furacões mostram que ele está direcionado ao sul, para Miami, antes de atingir a península, ou para o norte, para a costa da Georgia.
Deve haver chuvas também, que podem causar enchentes que representam riscos de vida, de acordo com os meteorologistas.