Educação Financeira é o tema de quatro oficinas que serão promovidas pelo Sebrae Minas e pela Fundação Banco do Brasil em Brumadinho, nos dias 11 e 12 de setembro. As capacitações têm como público prioritário jovens entre 15 e 29 anos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no CRAS, na Rua Aristides Passos, 168 – Centro, em Brumadinho.
As oficinas têm o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de trabalhar a educação financeira. “Esse trabalho é fundamental para conscientizar os cidadãos sobre a necessidade de serem protagonistas nas decisões que envolvam o seu próprio dinheiro e da importância de consumir de forma mais consciente”, destaca Aline Oliveira, assessora da Fundação Banco do Brasil.
A educação financeira oferece conceitos e ferramentas para a tomada de decisão embasada em um planejamento de curto, médio e longo prazos. E esse é um desafio para a população de Brumadinho neste momento. “Nosso objetivo com as oficinas é conscientizar os jovens, mas temos outras ações orientadas aos empreendedores e à população de um modo geral, para sensibilizá-los e apoiá-los na gestão dos negócios e, claro, a pensarem em alternativas de trabalho e renda para quando as indenizações forem suspensas”, explica Renato Lana, analista do Sebrae Minas.
Em maio deste ano, 100 crianças e jovens entre 10 e 18 anos participaram de palestra sobre educação financeira promovida pelo Sebrae na Estação do Conhecimento. Os jovens precisam ser preparados para os desafios de um mercado onde não há empregos para todos, mas em que há oportunidades a serem exploradas”, frisa Lana.
O Sebrae Minas e a Fundação Banco do Brasil participam da Aliança por Brumadinho, iniciativa coordenada pelo Ministério da Cidadania para mobilizar esforços do poder público e da iniciativa privada em benefício do município mineiro.
Em alerta
Quatro entre 10 jovens brasileiros estão endividados. São 12, 5 milhões de pessoas, com idade entre 18 e 29 anos, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).