Na sexta-feira (30/08), o Presidente da Petrocity Portos, o Senhor José Roberto Barbosa da Silva, através de uma Audiência Pública no Plenário da Câmara Municipal de Itabira, apresentou o projeto da nova estrada de Ferro MINAS – ESPÍRITO SANTO (EFMES), futura plataforma logística do sudeste, com extensão de aproximadamente 560 km.
Foi estabelecido pela Petrocity que os transportes de Estrada de Ferro Minas – Espírito Santo (EFMES) irão focar em contêineres, grãos, celulose, produtos siderúrgicos, algodão, carne, laticínios, veículos, rochas ornamentais e eucalipto, pois são produtos com grande capacidade produtiva e os transportes em sua maioria, estão sendo feitos através do meio rodoviário.
No decorrer da Audiência Pública, o Presidente da Petrocity Portos informou que o orçamento total do projeto é de R$ 6,5 bilhões de reais e a previsão do início das obras é para o ano 2020.
Também foi divulgado durante a apresentação, que Sete Lagoas, Confins (Aeroporto – MG), Santa Maria de Itabira, Governador Valadares e Barra de São Francisco (ES), são as cinco cidades que receberão as Unidades de Transbordo e Armazenamento de Carga (UTAC´s), também conhecida como porto seco.
Por fim, José Roberto concluiu, que o projeto é uma alternativa moderna e tecnológica que irá ajudar no desenvolvimento das cidades impactadas.
Leia mais
PETROCITY – Audiência Pública discutirá nova ferrovia que ligará Minas ao Espírito Santo