A tarde desta quinta-feira (05), ainda será de calor, mas com temperatura abaixo do recorde registrado ontem, quando os termômetros da Avenida Mauro Ribeiro, no meio da tarde marcaram 33°C. A boa notícia é que não há previsão de o termômetro marcar temperaturas mais altas em Itabira do que esta nos próximos dias.
Além disso, a massa de ar seco que paira sobre o Estado, motivo do calorão dos últimos dias, já está perdendo a intensidade, segundo o meteorologista Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O Inverno começou no dia 21 de junho e perdura até o dia 23 deste mês, quando começa a Primavera. Já a temperatura recorde do ano em Itabira foi de 35°C no dia 3 de fevereiro, quando era Verão.
Não há previsão de chuva para os próximos dias, mas com o enfraquecimento da massa de ar seco, o calor deve diminuir. Nesta quinta-feira (5), por exemplo, a previsão é que a temperatura não passe dos 28°C. Já no fim de semana, ela deve chegar somente até os 27°C.
Neste cenário a umidade do ar que nos últimos dias registrou índice de entre 25% e 37%, nível muito abaixo do recomendado para a saúde humana, que é de, no mínimo, 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pode melhorar chegando hoje (05) a 45%.