Se o mês de Setembro é considerado um período fraco para as vendas, então a SECOM (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República) criou a Semana do Brasil.
A ideia é promover uma Black Friday, mas com um “tempero” bem brasileiro, aproveitando a semana do 7 de setembro, a importante data histórica que celebra a nossa independência.
O tempo de duração da Semana do Brasil vai de 6 a 15 de setembro. A expectativa é que ela seja um incentivo para clientes e empreendedores movimentarem a Economia em uma época do ano considerada normalmente de baixas vendas.
Inclusive, os Correios irão lançar um selo comemorativo com base nessa iniciativa. Além disso, serão veiculados comerciais para divulgar a Semana do Brasil tanto em canais de TV aberta quanto em emissoras de rádio.
Outra boa oportunidade para os empreendedores na Semana do Brasil é o fato de que o Sebrae de São Paulo vai promover uma série de ações destinadas para as microempresas.
Com isso, os empresários irão conhecer maneiras viáveis para melhor conduzirem os seus negócios.
A Semana do Brasil para quem tem e-commerce
A Semana do Brasil está aberta para grandes, pequenas e microempresas, bem como para lojas físicas e também lojas virtuais. Para fazer parte dessa semana de ofertas, o empreendedor deve preencher os seus dados no site oficial do evento.
Ao todo já foram confirmadas mais de 300 empresas nesse evento. Algumas delas são a Claro, a OLX Brasil, a Tramontina e a Ricardo Eletro. Ou seja, empresas dos mais variados segmentos.
Até mesmo instituições financeiras como o Bradesco e o Banco do Brasil vão fazer parte da Semana do Brasil ofertando créditos facilitados para os seus clientes.
É interessante também destacar que quem tem a intenção em investir em um e-commerce pode aproveitar esse período de incentivo, pois algumas empresas do setor de web hosting vão oferecer promoções de hospedagem de site e certificado SSL.
Essa iniciativa é interessante, pois é fundamental garantir uma boa de hospedagem de site e um certificado SSL, visto que eles são elementos essenciais não apenas para o bom desempenho do site, mas também para a segurança dos seus clientes.
Para quem já possui um e-commerce e quer aproveitar a Semana do Brasil para elevar o número de vendas, vale a pena seguir algumas dicas. Confira mais abaixo!
Hospedagem de qualidade
É “chover no molhado” dizer que uma loja virtual necessita de uma boa hospedagem de site, mas em casos como a Semana do Brasil, em que o tráfego tem tudo para ser alto, é bom contar com uma hospedagem capaz de garantir uma boa experiência aos usuários.
Por isso, é uma boa ideia investir em um upgrade para uma hospedagem de site mais robusta, como, por exemplo a hospedagem VPS ou a Cloud.
Invista em segurança
Mantenha em dia a atualização dos seus recursos de proteção. Tenha sempre ao seu lado o certificado SSL e todos os plugins existentes em seu site.
Muitos consumidores estão mais atentos na hora de proteger os seus dados e só efetuam compras em sites onde é possível detectar compromisso com a segurança.
Reclamações e avaliações negativas relatando descaso na questão da proteção dos dados podem comprometer completamente a reputação da sua loja online, ainda mais em um período como a Semana do Brasil, em que você tem a chance de aumentar as vendas.
Pense com carinho no frete grátis
Não são poucas as vezes que um carrinho é abandonado porque o cliente reparou em um pequeno detalhe: o frete.
Por esse motivo, diante das oportunidades oferecidas pela Semana do Brasil, vale a pena pensar na possibilidade de anunciar o frete grátis ou, quem sabe, com um preço bem amigável.
Entretanto, estude se é realmente viável tal ação, mas lembre-se que os seus clientes estão ávidos por ofertas especiais nessa semana. Sendo assim, é importante disponibilizar facilidades de compras mais do que em qualquer outra época do ano.
Imagem é tudo
Fique atento para a apresentação dos seus produtos. Será que as fotos destacam as características que o cliente espera? As fotos possuem qualidade e boa resolução?
Responder essa pergunta é fundamental para que a semana de ofertas tenha um saldo positivo para a sua loja.
Divulgação e criatividade
Agora que a Semana do Brasil vem para agitar o mês de Setembro, é importante ter em mente estratégias para divulgar o seu e-commerce.
Sendo assim, ações como e-mail marketing, landing pages divulgando promoções e interações por meio das redes sociais são algumas alternativas bem-vindas.
Além disso, assim como uma loja física prepara o cenário para recepcionar os clientes, o mesmo vale para um e-commerce. Portanto, pense em algumas alterações no seu layout.
Vale até mesmo pensar em um design baseado na temática nacionalista e do orgulho brasileiro, afinal, não é à toa que o nome do evento é Semana do Brasil.
Conclusão
Mais de 300 empresas estarão com as portas abertas oferecendo para os clientes várias vantagens na Semana do Brasil. Com o seu e-commerce não vai ser diferente.
Portanto, prepare a sua estratégia e ações de marketing, siga essas dicas e veja que o gráfico das vendas do mês de Setembro não vai terminar com a curva apontando para baixo.