A Enscon Viação planeja disponibilizar um aplicativo para telefone celular que permite aos usuários do transporte coletivo de João Monlevade, cidade a 36km de Itabira, acompanharem a rota dos ônibus em tempo real. A informação é do Jornal Diário de Itabira.
O projeto estaria em fase final e a empresa apenas avalia se instalará monitores em alguns pontos de embarque e desembarque, para permitir acesso às informações também a passageiros que não tenham o aplicativo.
“Existe uma preocupação da empresa quanto a conservação destes monitores. Ela nos informou que avalia como lidar com o risco de vandalismo”, informou o vereador Geraldo Antônio Marcelino “Tonhão” (PHS), que participou de uma reunião com a Enscon para discutir denúncias de falta de horários de ônibus em diversos bairros.
A empresa avalia instalar monitores em cinco locais, ainda a serem definidos, completou o vereador.
O Setor de Trânsito e Transporte (Settran) informou que a Prefeitura ainda não foi comunicada sobre a implantação do aplicativo. “Temos conhecimento de que a empresa trabalha nisso, mas o Settran não foi informado oficialmente. Por enquanto não temos informação sobre como nem quando vai funcionar”, afirmou o chefe do Settran, Brenno Lima, que considerou a iniciativa como “muito bem-vinda”.
A Enscon confirmou que trabalha com a possibilidade de implantar o aplicativo, mas que ainda não poderia dar detalhes. Recursos semelhantes ao que a empresa quer disponibilizar em João Monlevade já funcionam em diversas cidades. Em geral, os aplicativos recorrem a dados dos GPS dos ônibus.