O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com inscrições abertas para cursos gratuitos que serão realizados no 1º semestre de 2020. São mais de 7 mil vagas em várias áreas da indústria. Além de Belo Horizonte, as aulas também serão ministradas em mais 48 cidades mineiras.
Podem candidatar-se jovens que tenham entre 14 e 24 anos. Conforme o edital, o candidato deve estar cursando a partir do 9º ano do ensino fundamental, o Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou ter concluído o ensino médio. Os cursos têm duração de 6 meses a um ano e meio.
Os interessados devem fazer a inscrição, até o dia 30 de setembro, neste site. Depois da inscrição, o candidato é submetido a uma prova, que será aplicada no dia 26 de outubro. O teste terá 15 questões de língua portuguesa e 15 de matemática.
Na capital mineira são oferecidos os seguintes cursos:
- Almoxarife
- Almoxarife de Obras
- Auxiliar Logística
- Cabista de Redes Ópticas
- Confecção e Moda
- Confeitaria
- Desenho Mecânico
- Impressão Digital
- Impressão Flexográfica
- Impressão Ofset
- Impressão Serigráfica
- Instalação Elétrica Industrial
- Instalação Elétrica Predial
- Instalação Hidráulica
- Instalação e Reparação de Redes de Computadores
- Manutenção Eletroeletrônica
- Manutenção Eletromecânica
- Manutenção Mecânica de Automóveis
- Manutenção Mecânica em Refrigeração e Condicionador de Ar
- Ourivesaria
- Panificação
- Processos Administrativos
- Redes de Telecomunicações
- Usinagem Mecânica
Há outros cursos disponíveis nas demais unidades, como corte de calçados e bolsas, assistente de controle de qualidade, auxiliar de logística, alvenaria e acabamento, entre outros. Após a conclusão do curso, o estudante tem a possibilidade de assinar contrato de até dois anos, com carteira assinada, com as empresas que procuram jovens aprendizes no Senai.