Detentos do presídio de Itabira fizeram nesta segunda-feira (09), um motim contra alterações no calendário de visitas de parentes. Os presos, teriam recusado o café da manhã, o almoço e a janta fornecidos pela unidade prisional.
De acordo com agentes de segurança da unidade os recuperandos reivindicam o retorno das visitas aos finais de semana, a cada sete dias. Uma medida, ainda não confirmada, teria alterado o período para casa 15 dias.
A mobilização chegou a imprensa a noite, quando foram ouvidos tiros de dentro da prisão. A segurança dentro do presídio foi intensificada. O Via Comercial tentou falar com a direção do presídio, mas até o momento a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), não se pronunciou sobre o movimento grevista dos recuperandos.
O presídio de Itabira foi inaugurado em 2008 com capacidade para 194 recuperandos, mas atualmente abriga 390 pessoas.
DIREÇÃO
Nesta terça-feira (1), o diretor do presídio, Márcio Pedro, disse a imprensa que apesar da mobilização nem todos os detentos aderiram a greve de fome. Ainda de acordo com Pedro, as mudanças adotadas pela unidade em Itabira, seguem determinação de “cunho executivo, que já atingiu grande parte da unidades do estado”.