O programa, desenvolvido pelo Departamento de Informática, cumpre o decreto nº 997/2017 – que regulamenta a Lei Municipal nº 4.672/2014 – e tem como finalidade estabelecer condições, regras e nortear os procedimentos operacionais para executar licitações, aquisições diretas, contratos, convênios, contratação de obras, serviços, compras, alienações e outros modos de destinação de bens com o erário municipal.
“Esse sistema foi desenvolvido para facilitar e organizar a planificação de compras da Prefeitura. A partir do ano que vem teremos um planejamento de todas as necessidades das secretarias”, explicou Fernando Muniz, secretário municipal de Auditoria Interna e Controladoria.
Para Maria Regina Silva Oliveira Camilo, secretária de Administração, além de contribuir com os servidores que trabalham nesta demanda, o programa proporcionará economia. “Com ele vamos economizar tempo, dinheiro e organizar tudo. Não é um processo complicado, mas precisa de acompanhamento. Por isso, o pessoal da informática estará disponível para auxiliar a todos e, com o passar dos dias, um gestor também poderá ajudar o outro”, avaliou.
Depois da apresentação e do treinamento de hoje, o software já está disponível nos computadores municipais para que os gestores finalizem o planejamento do próximo ano. Todas as secretarias, de acordo com a legislação, deverão entregar o Plano Anual de Suprimentos, que indica estimativas de consumo, quantitativo e utilização de materiais ou serviços, até o dia 30 de outubro de cada ano.